Professores da Educação Básica passam por capacitação

Professores da Educação Básica passam por capacitação

Os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, cuidadores e estagiários passaram por uma capacitação, para se atualizarem sobre novas teorias educacionais e práticas pedagógicas.

A formação aconteceu na segunda-feira (11) e terça-feira (12), no Centro Pastoral de Alegre e foi realizada pela Equipe Pedagógica da Secretaria Executiva de Educação (SEED).

No total, 280 profissionais passaram pela pelas capacitações, ministradas por assessores pedagógicos Aprende Brasil, sistema de ensino adotado em Alegre desde o ano passado.

Professores na capacitação da SEED, na manhã de quarta-feira (12). Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Entre os temas, foram abordados o papel do livro didático na alfabetização, o papel da afetividade na Educação Infantil, além de práticas inclusivas interdisciplinares, do papel dos jogos, brincadeiras a da diversidade no desenvolvimento dos alunos.

A Superintendente de Educação Básica da Secretaria Executiva de Educação (SEED), Regiane Nogueira dos Santos, explicou que a capacitação contínua permite que os professores se mantenham atualizados e eficientes em sua atuação.

Ela garante que a capacitação dos professores é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, por isso, outra série de capacitações já está agendada para o mês de julho e não deve parar por aí.

“Professores bem capacitados têm a habilidade de utilizar métodos inovadores de ensino, compreender as necessidades individuais dos alunos, e adaptar o conteúdo para atender às demandas atuais da educação. Isso impacta diretamente na motivação e no desempenho dos alunos, além de contribuir para um ambiente escolar mais positivo”, comentou.

Pular para o conteúdo