Alunos da FAFIA ganham prêmio em Congresso de Enfermagem

Alunos da FAFIA ganham prêmio em Congresso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA), apresentou quatro trabalhos científicos no I Congresso de Enfermagem em Urgência e Emergência, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), no último sábado (9) e domingo (10), em Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Estado.

Ao todo, dezesseis trabalhos científicos foram avaliados e aprovados para apresentação no Congresso, e serão publicados em revista científica.

O destaque entre os trabalhos apresentados pela Fafia, foi o prêmio de 1° lugar no eixo temático “Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico” com o trabalho intitulado “HELLP: DESAFIO PARA ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA”, que contou com a participação de 12 alunos do 5º, 7º e 9º períodos.

Foto: Divulgação Fafia.

HELLP é uma sigla do inglês que nomeia síndrome obstétrica grave, marcada por Hemólise, Elevação das enzimas Hepáticas e Plaquetopenia, explica a professora de Enfermagem da Fafia, Teresa Cristina Ferreira da Silva, que orientou os alunos.

A professora explica que o trabalhos submetidos foram produzidos por profissionais e acadêmicos de enfermagem, dentro dos eixos de Política e normatizações para Urgência e Emergência; Ética e legislação de Enfermagem nas Urgências e Emergências, Gestão de Enfermagem na Urgência e Emergência; e Educação em Urgência e Emergência e Assistência de Enfermagem ao paciente crítico.

Temas importantes foram abordados pela Fafia

Sob a orientação dela, os futuros enfermeiros de Alegre também tiveram temas que incluíram o acolhimento de deficientes auditivos nas Emergências; como lidar com os problemas de picadas de cobra, recorrentes na região do Caparaó, além da humanização no atendimento como aliado na prática clínica.

Alunos da Fafia, durante I Congresso de Enfermagem em Urgência e Emergência. Foto: Fafia.

Teresa Cristina, que também é Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva/Epidemiologia, Professora pelo Instituto Capixaba de Ensino Educação e Pesquisa em Saúde (ICEPI) do Estado, além de apoiadora Institucional da Atenção Primária à Saúde da região do Caparaó, acredita que o incentivo, por parte das instituições de ensino, dos profissionais de Saúde e dos gestores públicos para que os acadêmicos da Enfermagem se envolvam em pesquisas e a participem de atividades científicas, é essencial.

“Estimular os acadêmicos de enfermagem a se envolverem em projetos de iniciação científica e participarem ativamente de congressos é fundamental para o desenvolvimento profissional e para o avanço da saúde pública em nosso município de Alegre. A pesquisa nessa área não apenas amplia o conhecimento acadêmico, mas também contribui diretamente para a melhoria das práticas de saúde e dos programas públicos”, explicou.

Um dos objetivos do evento era justamente proporcionar discussões e atividades que favoreçam o desenvolvimento dos profissionais que artuiam na área.

“Ao fazê-lo, estamos investindo não apenas no desenvolvimento individual desses estudantes, mas também no avanço da saúde pública e no bem-estar de nossa comunidade como um todo”, concluiu a professora.

Apresentação do trabalho premiado. Foto: Fafia.
Sucesso de público no setor da Saúde

Ao todo, 1.200 vagas do Congresso foram destinadas aos profissionais e estudantes de Enfermagem de todo o Espírito Santo, que puderam aproveitar a programação com palestras, mesas redondas e minicursos práticos, além de simulações realísticas de incidentes.

O “I Congresso Capixaba de Urgência e Emergência do Coren-ES” é uma uma iniciativa inovadora e necessária, com o intuito de promover discussões e atividades voltadas para o desenvolvimento profissional da Enfermagem em Urgência e Emergência.

O presidente do Coren-ES, Dr. Wilton José Patrício, expressou satisfação pelo grande interesse da Enfermagem capixaba em participar do evento.

“Estamos felizes com a adesão massiva ao nosso Congresso. Isso reforça a importância de eventos como esse para o fortalecimento da Enfermagem capixaba e para o aprimoramento constante dos profissionais que atuam na linha de frente dos cuidados de saúde”, disse o presidente do Coren.

Programação focada em temas de Urgência e Emergências

A programação abordou temas essenciais para a atuação da Enfermagem em Urgência e Emergência, como Suporte Intermediário de Vida, protocolos de Classificação de Risco, serviço aeromédico, novos protocolos em afogamentos, normatizações do Cofen, emergências pediátricas, assistência ao paciente politraumatizado, Enfermagem no atendimento ao paciente acometido de AVC, atuação da Enfermagem na assistência ao paciente com SCA, emergências psiquiátricas, e APH Tático.

Dentre os destaques da programação, a presença de renomados profissionais e especialistas, como a Dra. Marisa Malvestio, Dr. Eduardo Fernando, Dr. Gleikson Barbosa, Dr. Tony Régis, e muitos outros, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os participantes.

Demais trabalhos apresentados pela Fafia no Congresso do Coren ES
  • O NECESSÁRIO ACOLHIMENTO AO DEFICIENTE AUDITIVO EM EMERGÊNCIA
Trabalho apresentado no Congresso pela Fafia. Foto: Fafia.

Alunos: Vanessa Suhett Fernandes Freitas; Teresa Cristina Ferreira da Silva; José Marcos Nunes Benevenute; Edna de Matos Pacheco Mateus; Lara Fossi Moraes Manhães; Taynara Ribeiro da Silva; Vera Maria Pires da Rocha; Larissa Corrente Oliveira Batista; Simone Valadares Barbosa; Gabriela Valadares Bernardo.

EVIDÊNCIAS EPIDEMIOLÓGICAS DO OFIDÍSMO NO CAPARAÓ CAPIXABA: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO DE ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Trabalho apresentado no Congresso pela Fafia. Foto: Fafia.

Alunos: Lara Fossi Moraes Manhães; Teresa Cristina Ferreira da Silva; Ana Carolina Abdalla Duarte Calvi; Fabiana Maria do Amaral Bravo de Paula; Natália Vilas Boas de Oliveira; Ariadia Bebiani Provetti Jacinto; Vanessa Suhett Fernandes Freitas; Nyvea Maria Rodrigues dos Santos; Estephany Sabino de Souza; Juliana de Souza Soares.

  • HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – FORTE ALIADO NA PRÁTICA CLÍNICA DO ENFERMEIRO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Trabalho apresentado no Congresso pela Fafia. Foto: Fafia.

Alunos: Taynara Ribeiro da Silva; Vanessa Suhett Fernandes Freitas; Vera Maria Pires da Rocha; Larissa Corrente Oliveira Batista; Edna de Matos Pacheco Mateus; Teresa Cristina Ferreira da Silva.

Saiba mais

Para mais informações, acesse os canais oficiais www.fafia.edu.br ou @fafia_oficial, no Instagram.

Pular para o conteúdo