Especial FAFIA: Bolsas de estudos, oportunidades e estágios

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA) tem o compromisso social em sua essência e suas atividades estão em estreita articulação com a comunidade local e regional.

O diretor da FAFIA, Cassio Frauches, listou alguns dos projetos de extensão que são desenvolvidos e ofertados à comunidade, envolvendo os estudantes e os professores.

“O atendimento psicológico à comunidade e estudantes da instituição, assim como campanhas solidárias como arrecadação de mantimentos, agasalhos e, em breve, de doações de sangue já fazem parte do cronograma da instituição”, destacou.

Segundo Frauches, projetos na área de Esporte e Cultura estão sendo finalizados para entrarem em execução ainda nesse semestre de 2024. Para isso, o diretor reconhece que as parcerias são fundamentais.

Oportunidades com bolsas de estudo

Para a Coordenadora de Projetos da FAFIA, Mariela Pitanga, fortalecer as parcerias com empresas, organizações da sociedade civil e comunidades locais enriquece a experiência de aprendizado dos alunos e amplia as possibilidades de desenvolvimento de toda a região.

Diretoria da FAFIA. Foto: Divulgação.

Entre os principais parceiros, a coordenadora destaca a Prefeitura de Alegre e o Governo do Estado.

Com a Prefeitura, a FAFIA desenvolve o Programa Oportunidades que concede bolsas de estudos por meio de convênio.

“As bolsas têm o objetivo específico de atender moradores da cidade, jovens e adultos, que estejam inseridos no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal e para servidores do Poder Executivo e Legislativo de Alegre e seus dependentes. São ofertadas bolsas de 100% e 50% nos cursos técnicos e de graduação”, explicou Mariela.

Educação profissional e tecnológica

Por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a FAFIA participa de um programa de aprimoramento profissional que promove a educação profissional e de bolsas de estudo.

O Programa de Formação Avançada do Sistema Universidades da SECTI é uma iniciativa que oferece cursos para que cidadãos capixabas possam aprimorar suas competências e alcançar novos patamares em suas carreiras.

“Os cursos possuem eixos temáticos para facilitar a escolha e cada tema tem uma coleção de cursos para atender suas necessidades”, disse a coordenadora.

Existe uma trilha específica destinada a alunos da FAFIA que pode ser acessada, clicando AQUI .

O Programa Qualificar, do Governo do Estado também atende a empreendedores. Foto: SECTI.

A FAFIA é também um dos polos formadores do Programa Qualificar, que atua como ferramenta de fortalecimento do processo de educação profissionalizante com cursos de qualificação.

“Os cursos variam e até o momento na instituição já aconteceram os cursos de Auxiliar Administrativo, Assistente de Faturamento, Assistente de Contabilidade, Auxiliar de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Técnicas de Atendimento e Vendas, Cuidador de pessoas com deficiência e Agente Comunitário de Saúde, enumerou.

Com relação à Ufes e ao Ifes, dois gigantes do ensino superior sediados em Alegre, a coordenadora diz que há interações por meio de diferentes ações e eventos.

“Essa integração é fundamental também para os estudantes e representa benefícios para toda a região”, reconheceu.

Bolsas de estudo e estágio

A coordenadora também mencionou que a FAFIA aderiu ao Programa Nossa Bolsa que beneficia os alunos da rede pública, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social e educacional por intermédio do conhecimento.

Inscrições para 1.000 bolsas do Nossa Bolsa 2024, foi realizada em Janeiro. Foto: Reprodução.

Com o Nossa Bolsa, estudantes que desejam cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) podem realizar seus sonhos.

Ainda de acordo com Frauches e Mariela, as parcerias não terminam por aí.

Muitas outras instituições mantêm parcerias com a FAFIA e por meio das quais, os alunos podem enriquecer sua experiência acadêmica e adentrarem, em suas áreas, no mercado de trabalho com contratos formais de estágio.

Estagiária de Enfermagem. Foto: Divulgação FAFIA.

Veja abaixo a lista com alguns parceiros:

• APAE;
  • Associação Luiza de Marillac – Lar dos Idosos;
  • Casa de Caridade São José – Hospital;
  • Casa Rosa;
  • Centro de Atenção Psicossocial – CAPS;
  • Escolas Municipais e Estaduais Públicas e Particulares;
  • Farmácia Básica;
  • Laboratórios de Análises Clínicas Públicos e Particulares;
  • Pronto Socorro;
  • Saúde Fácil;
  • Secretarias de Assistência Social do Município e de seu entorno;
  • Secretarias de Educação do Município de Alegre e de seu entorno;
  • Secretarias de Saúde do Município de Alegre e de seu entorno;
  • Serviço de Psicologia Aplicada – SPA/FAFIA (clínica-escola);
  • Pestalozzi;
  • Unidades Básicas de Saúde
Saiba mais

Para maiores informações, acesse o site oficial da FAFIA, clicando AQUI ou pelo Instagram: @fafia_oficial

Receba notícias da FAFIA pelo Whatsapp, clicando AQUI .