Saiba Mais Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça Saiba Mais Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha Saiba Mais ARIE – Laerth Paiva Gama Saiba Mais Antiga Estação Ferroviária Saiba Mais IFES Saiba Mais EEEF Professor Lellis Saiba Mais PMA Saiba Mais Solar Miguel Simão Saiba Mais Túnel Crisciúma Saiba Mais Castelinho Saiba Mais Cachoeira Linda Saiba Mais Cachoeira do Roncador Saiba Mais Fazenda Santa Rosa Saiba Mais Cruzeiro Saiba Mais Mirante do Tio Branco Saiba Mais Represa São João do Norte Saiba Mais Sítio Santa Clara Saiba Mais Pedra do Pombal (Pico)

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça foi criado através do Decreto nº 2.791-ES (24 de agosto de 1984) e complementado através do Decreto nº 4.568-E (21 de setembro de 1990), quando então o Governo do Estado, atendendo uma demanda dos moradores dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo e de outros Estados da Federação, desapropriou uma área de 27 ha, coberta basicamente de pastagem, mas que continha em seu interior a cachoeira do rio Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça, que atraía milhares de visitantes devido à sua grande beleza cênica.

A sua cobertura original é do tipo Floresta Estacional Semidecidual, que, ao longo dos anos, foi sendo recomposta, com plantios de essências nativas/frutíferas. Apesar de suas dimensões implicarem em uma fauna reduzida, observou-se, com o replantio, o retorno de aves e pássaros como siriema, beija-flor, rolinha, bem-te-vi, gavião, jurutí, dentre outros.

O rio Braço Norte Direito além de contribuir com a beleza cênica do local, através da Cachoeira da Fumaça com seus 140 metros de queda, é um afluente do rio Itapemirim, abastecendo vários centros urbanos.


Como Chegar:

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

A capela Mor de Alegre começou a ser construída em barro e madeira no ano de 1851, por iniciativa dos primeiros exploradores da região. Oficialmente, as terras do patrimônio de Alegre ficaram sobre responsabilidade da igreja com a condição de que esta doaria as terras à Nossa Senhora da Penha. Em 1868 o corpo da igreja foi edificado e a Capela Mor reparada. Novas ampliações foram realizadas entre 1914 e 1916 e também entre 1953 e 1968. Todas essas reformas resultaram num estilo barroco-gótico. A igreja de Nossa Senhora da Penha possui ainda magníficos vitrais retratando a vida de cristo e pinturas do Indiano Diwali.


Como Chegar:

ARIE – Laerth Paiva Gama

Possui um bosque reflorestado e várias nascentes, proporcionando um agradável contato com a natureza. É um local destinado ao estudo e preservação do meio ambiente, no qual é desenvolvido educação ambiental, produção de mudas nativas, exóticas e muito usado em estudos pelos universitários.


Como Chegar:

Antiga Estação Ferroviária

A edificação faz parte da história da estrada de ferro que cortava o município de Alegre, transportando passageiros e cargas. Era local de embarque e desembarque, além de ser ponto de encontro de moradores locais.
Traz a inscrição ALEGRE em sua lateral e a cobertura frontal é sustentada por estrutura de ferro, original da construção em torno da década de 1920.


Como Chegar:

IFES

Há programação cultural diversificada e encontro de ex-alunos da época da EAFA, hoje conhecida IFES, que é a união de quatro antigas instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), a Escola Agrotécnica Federal de Alegre, a Escola Agrotécnica Federal de Colatina e a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa.


Como Chegar:

EEEF Professor Lellis

É um neocolonial com preciosos azulejos portugueses no frontispício e Laterais, e em seu segundo piso o primeiro teatro da cidade.
A Escola de Ensino Fundamental Professor Lellis, antigo Grupo Escolar, foi inaugurada em 1931. Houve a contemplação da estrutura e da instituição educacional. Local, qual foi tombado pelo Estado.
A escola em tempos passados foi invadida por tropas rebeladas contra o governo de Washington Luís, onde por um pequeno período tornou-se quartel militar.


Como Chegar:

PMA

Em 1924 assumia mandato como prefeito Sr. Vicente Caetano, iniciando o aterro do brejo que existia no local em 1925, fazendo o alicerce da futura Prefeitura Municipal, além do jardim que seria o primeiro da cidade. Foi somente em 1934, governo de Messias Chaves, que as instalações passaram para o prédio já concluído. As características originais foram remodeladas na década de 80.
Anteriormente, a Prefeitura Municipal funcionou no Largo Municipal, hoje Praça Rui Barbosa, e na Rua XV de Novembro.


Como Chegar:

Solar Miguel Simão

A excessiva ornamentação do art-noveou está presente no frontão deste palacete inaugurado em 1927. Pertencia ao libanês Miguel Simão, que utilizava o andar superior para moradia com sua família e no andar inferior funcionava sua casa comercial de café. Os tetos e as paredes dos salões são cobertos com pinturas, muitas delas reproduzidas geometricamente no paquet do piso.

Atualmente abriga lojas e bares em pleno funcionamento no andar inferior, seu estado de conservação compromete as características originais de construção bem como, toda a estrutura interna.


Como Chegar:

Túnel dos Ingleses de Cima

Contemplação e travessia de túnel.

O túnel fazia parte do trecho ferroviário da antiga Leopoldina Railway, que cortava o município de Alegre. Possui 180m de extensão, aproximadamente 06m de altura e foi construído com pedras sobrepostas. Na parte superior interna é possível perceber as marcas da fuligem que eram liberadas pela Maria Fumaça.
Logo na entrada lê-se a data de 12/07/1915, referindo-se à data de inauguração do local. Têm-se informações que mesmo antes desta data, já por volta de 1905, havia passagens de trens por esse trecho.


Como Chegar:

Túnel Triúnfo

O túnel fazia parte do trecho ferroviário da antiga Leopoldina Railway, que cortava o município de Alegre. Possui 180m de extensão, aproximadamente 06m de altura e foi construído com pedras sobrepostas. Na parte superior interna é possível perceber as marcas da fuligem que eram liberadas pela Maria Fumaça. Logo na entrada lê-se a data de 12/07/1915,referindo-se à data de inauguração do local.
Têm-se informações que mesmo antes desta data, já por volta de 1905, havia passagens de trens por esse trecho.


Como Chegar:

Túnel Crisciúma

O Túnel dos Ingleses de Baixo, com 80m de extensão, aproximadamente 03Km do Centro da cidade.


Como Chegar:

Castelinho

O local é a construção em proporção menor de um Castelo Medieval do Oriente Médio.
Trata-se de um estilo raro na região, construído a partir do saudosismo do abastado libanês Felício Alcure.


Como Chegar:

Cachoeira Linda

Sitio com 40.800m² localizado onde passa o rio Braço Norte, onde encontra-se a Cachoeira Linda, um grande potencial turístico.


Como Chegar:

Cachoeira do Roncador

A Cachoeira possui aproximadamente 87m de altura. Forma piscinas naturais ideais para banho. As águas são límpidas e com temperatura fria.


Como Chegar:

Fazenda Santa Rosa

A ideia surgiu mediante uma visitação à Cachoeira da Fumaça, qual foi percebido fluxo de visitantes e a falta de hospedagem, assim como alimentação. De tal modo potencializamos a Fazenda para visitação pois possuímos um lago com 7000 m de lâmina d’água e outros menores, para pescadores profissionais e amadores.


Como Chegar:

Cruzeiro

O lugar possui a Cruz de alvenaria e a imagem da Nossa senhora da Penha, onde fazia grandes romarias e hoje contemplados por muitos com paisagem do amanhecer ou mesmo o entardecer.


Como Chegar:

Mirante do Tio Branco

Além da visão da cidade, ela possui área de lazer sustentável pensando nas crianças, trilha e petiscos.


Como Chegar:

Represa São João do Norte

O pescador Raul Sangi, divulgou a represa através do YouTube, onde foi mostrado um lugar de lazer, bem-estar em ambiente natural, onde tem sido visitada por pessoas de cidades vizinhas e visitantes da Capital, assim como de outros estados (SP, RJ).


Como Chegar:

Sítio Santa Clara

Há trilhas, Rapel com acompanhamento e todos os cuidados, vista panorâmica do nosso município, o sítio tem sido adaptado cultura agroecológica e sustentável.


Como Chegar:

Pedra do Pombal (Pico)

Distrito de Rive. Possui uma via grampeada para rapel e escalada com 70 metros de altura.

Ótima opção para prática de trecking. Tem, no total, 997 metros de altitude.


Como Chegar:

Pular para o conteúdo