Volta às aulas: Escola de Alegre entre as 38 melhores do ES

Os alunos matriculados na rede municipal de Alegre retornam às aulas na próxima segunda-feira (5). O calendário 2024 terá 201 dias de aula.

A escola com melhor classificação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade é o CIEC Jaci Kobbi Rodrigues, que está na 38ª posição, entre mais de mil escolas públicas do Espírito Santo.

O Ideb avalia o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Prefeito Nirrô Emerick e representantes da escola Jaci Kobbi Rodrigues. Foto: SEED.

A unidade foi selecionada em 2023, para receber o “Prêmio Escola que Colabora”, que faz parte do Programa da Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), iniciativa do Governo estadual, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças da pré-escola às séries finais do Ensino Fundamental.

O prêmio contemplou 50 instituições com os melhores indicadores educacionais do Estado, que vão receber R$ 70 mil para repercutirem suas experiências de sucesso entre outras escolas do Estado.

A diretora Hélia Lúcia Vimercati Garcia, atua na Educação há 30 anos, 28 deles nesta escola.

Dia das Crianças no CIEC Jaci Kobbi Rodrigues. Foto: Arquivo pessoal.

Entre os desafios para este ano, ela aponta o compromisso de alfabetizar os alunos com mais dificuldades de aprendizado, além de melhorar os altos indicadores.

Ela atribui os bons resultados da unidade de ensino a um conjunto de fatores.

Dentre esses aspectos, ela destaca o bom planejamento, os recursos didáticos atualizados, o estímulo à leitura, além de avaliações diagnósticas quinzenais e o comprometimento da gestão escolar, da equipe pedagógica e demais servidores.

“Será um ano espetacular, pois vamos receber o prêmio ‘Escola que Colabora’ e a Sala de Leitura do Ministério da Educação (MEC). A gestão escolar pretende fazer uma abordagem eficiente, focada no desenvolvimento educacional, no suporte aos professores e na promoção de um ambiente escolar prazeroso, para que haja um aprendizado satisfatório, envolvendo família, escola e comunidade”, projetou a diretora.

Tem dúvidas ou precisa de orientações?

Em caso de dúvidas sobre o calendário ou qualquer outro assunto relacionado ao ensino municipal de Alegre, busque orientação na Unidade de Ensino mais próxima.

Confira o Calendário Escolar de 2024, clicando aqui.

Para localizar uma das 16 Unidades de Ensino Municipal, clique aqui.

O cidadão também pode entrar em contato com a Superintendência de Educação ligando para o telefone (28) 3300-0105 ou enviando um e-mail para o endereço: educacao@alegre.gov.br.