Transparência e acesso fácil na Gestão Digital de Documentos

Transparência e acesso fácil na Gestão Digital de Documentos

A Prefeitura de Alegre é a oitava do Espírito Santo no Ranking de Transparência e Governança Pública. A cidade alcançou a classificação Ouro, na avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com índice de transparência de 85,46%.

Uma medida adotada em 2021, pela gestão liderada por Nirrô Emerick, permite que a Prefeitura conte com um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

O representante da empresa responsável pelo funcionamento deste sistema de documentação digital na Prefeitura de Alegre, Fernando Fernandes, explicou que a implantação obedece a uma série de exigências legais, atendendo às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que existe desde 2007.

Página do Acesso Cidadão ao Sistema do Governo Digital. Imagem: SCOS.

Segundo o Secretário Executivo de Administração, Wagner de Pinho Pires, o serviço desburocratizou o acesso da população a diversos serviços e reduziu expressivamente o tempo da execução dos processos em todas as secretarias do Executivo da cidade.

Mais de 50 serviços oferecidos ao cidadão podem ser solicitados de maneira digital.

“Da solicitação de poda de árvores aos requerimentos de Licenças Ambientais, passando pela solicitação do pagamento de Notas Fiscais até a abertura de empresas, o cidadão pode fazer digitalmente. Além disso, todo os ofícios administrativos e internos podem ser feitos sem a necessidade de documentação física”, enumerou.

“Usuários e população têm acesso instantâneo”

Além de ampliar a transparência e a segurança das informações de interesse público, o Secretário destaca que o sistema permitiu acesso aos documentos instantaneamente por qualquer pessoa autorizada e de qualquer lugar, basta uma conexão à internet.

“O software de Gestão Eletrônica de Documentos facilitou muito o trabalho no dia a dia, reduzindo de forma significante a quantidade de processos físicos em papel que circulava pela Prefeitura e uma redução importante de tempo entre a abertura de um processo e sua finalização”, completou.

O Superintendente de Comunicação Social da Prefeitura de Alegre, Victor Guerra, também destacou a agilidade com que as informações circulam entre os departamentos, graças à Gestão Eletrônica de Documentos.

Foto: Reprodução.

“Toda informação lançada no Sistema pode ser acessada em tempo real, com dois ou três cliques. Isso é revertido na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão e favorece os processos internos e à Comunicação Institucional como um todo”, pontuou Guerra.  

Este período de funcionamento da Gestão Eletrônica de Documentos significou uma economia de 405.346 folhas de papel, o que contribui diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo e assegurando a Sustentabilidade Ambiental.

Veja outros números do GED
  • Assinaturas Digitais: 54.488;
  • Processos iniciados: 17.452;
  • Protocolos abertos: 20.020;
  • Documentos baixados: 118.287;
  • Protocolos abertos pelos Cidadãos: 3.188.
Pular para o conteúdo