Carnaval, reposição salarial e inauguração no “Alegre em Ação”

Quem não assistiu ao vivo, o Programa Alegre em Ação desta semana, com o Prefeito Nirrô Emerick, realizado excepcionalmente na manhã desta quinta-feira (01), ainda pode conferir a íntegra da transmissão, realizada pela rádio Fama Alegre FM, disponível no Instagram.

Dentre os principais pontos abordados pelo chefe do Executivo Municipal, há uma série de boas notícias para a cidade: A realização do Carnaval de Rua, reposição salarial para os servidores municipais e a inauguração, em breve, do novo Centro de Saúde, na Rodoviária.

E não é só isso, também teve orientação sobre a obrigatoriedade de algumas vacinas para as crianças, teve anúncio de cursos gratuitos profissionalizantes e de idiomas. Também teve alerta da Defesa Civil para os riscos de chuva e uma orientação mu8ito importante sobre o credenciamento ambiental.

E não poderiam faltar as perguntas dos ouvintes. Confira o resumo desta edição:

Cultura

Na sexta-feira (02), será anunciada a programação completa do Carnaval de Rua de Alegre, entre os próximos dias 10 e 13. O Carnaval contará com o desfile de quatro blocos.

Economia

Outra boa notícia é a aprovação de 4,2% de reposição salarial para os servidores municipais, já a partir de fevereiro.

Saúde

Ainda este mês, será inaugurado o Centro de Saúde, localizado na nova Rodoviária, onde vai funcionar, dentre outras especialidades da saúde, o Centro de Vacinação.

Por falar nisso, o Prefeito iniciou o programa fazendo um alerta: No ano passado, apenas 60% das crianças foram vacinadas. A meta era 95%.

No início da semana, após a divulgação de um vídeo, no qual a Diretora Municipal de Vigilância em Saúde reforça a necessidade de ampliar a cobertura e que, por isso a PMA estava capacitando os 70 agentes, alguns internautas interpretaram de forma equivocada a proposta da Prefeitura e vincularam a iniciativa com as informações sobre obrigatoriedade da vacinação da Covid, pelo Governo Federal.

Nirrô esclareceu mal entendido, e reafirmou se tratar de um programa para ampliar a cobertura de todas as imunizações obrigatórias para as crianças. Ele reforçou a importâncias da conscientização da população e da capacitação dos agentes.

Saúde 2

Sobre a reforma das Unidades Básicas Saúde, Nirrô disse já possuir um projeto, de cerca de R$1,3 milhões, e está em busca de parcerias para complementar os recursos próprios, na execução da obra. Ainda nesta quinta-feira, ele se encontra com o Deputado Federal Da Vitória (PP), para tratar deste e outros temas.

O Prefeito lamentou que esse mesmo valor, de R$1,3 milhões deve ser pago pela Prefeitura, para saldar dívidas trabalhistas de gestões anteriores.

Educação

Os estudantes da rede municipal retornam às aulas na próxima-segunda feira (05). Ouvintes perguntaram sobre o Transporte Escolar gratuito e sobre a entrega dos materiais escolares e uniformes.

O Prefeito garantiu a entrega do material e sugeriu aos pais que procurem a Secretaria Executiva de Educação (SEED), para buscarem informações sobre o transporte gratuito. Sobre os uniformes, ele informou que pretende contratar empresas locais de confecção, para realizarem a fabricação.

Nirrô Emerick também lembrou que os 43 contempladas com bolsas de estudo, para estudarem na Fafia, já podem fazer suas matrículas.

Educação 2

Terminam nesta quinta-feira (01) as inscrições para os cursos gratuitos de Inglês, do Programa do Governo do Estado, Qualificar-ES, que também oferece vagas para o curso de Cuidadores e Agentes de Saúde.

Ainda com apoio do Governo do Estado, a carreta do Senac ficará dois meses na cidade e vai oferecer outros três cursos profissionalizantes. Nirrô antecipou que a Secti, responsável pelo Qualificar-ES, realizará um mega-evento de Inovação na cidade, em novembro.

Obras

De acordo com a Defesa Civil, há riscos de chuva forte nos próximos dias. Justamente a preocupação de uma ouvinte de Rive, por causa dos riscos de alagamento. Nesta semana haverá limpeza dos rios do local.

O prefeito afirmou que tem realizado intervenções, para atenuar o problema, que requer uma grande oba de macrodrenagem, para a qual a equipe já trabalha no planejamento e na busca de parcerias.

Além do risco de deslizamento o risco de acidentes também preocupa os ouvintes que pedem a restruturação do novo trevo, que vai para a cidade de Muniz Freire.

Nirrô garantu já ter enviado o oficio para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que retornou, solicitando a retirada de arvores do local e o projeto já está em andamento.

Um ouvinte do bairro Clério Moulin perguntou sobre a escadaria do Charqueado e sobre a reforma do parquinho do bairro. Tanto as obras da escadaria, quanto do parquinho já estão nos projetos da Prefeitura, dependendo dos trâmites licitatórios. O projeto da encosta do bairro já está em licitação.

Veja mais detalhes destas e de outras intervenções realizadas ou previstas, na edição completa do Programa Alegre em Ação.

Meio Ambiente

O Prefeito de Alegre também fez um alerta para que os proprietários e moradores da cidade fiquem atentos ao Credenciamento Ambiental e às devidas licenças, antes de executar qualquer tipo de obra.

Nirrô mencionou que só na última semana, foram realizados seis cadastros, dois pedidos de dispensa e um de anuência. Ele explica que quem não tem o cadastro pode ser denunciado, já que qualquer obra precisa ser regulamentada e formalizada.

Assista a edição completa do Programa Alegre em Ação desta semana e acompanhe as notícias da cidade. Participe enviando suas sugestões, perguntas e opiniões.

Uma gestão transparente e participativa depende também da sua colaboração!