Março Lilás

O Março Lilás é um mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos. Essa campanha busca alertar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa enfermidade, que pode ser fatal se não tratada a tempo.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção do papilomavírus humano (HPV) e pode ser prevenido através da vacinação e do exame preventivo, conhecido como Papanicolau. Esse exame deve ser feito regularmente a partir dos 25 anos de idade ou após o início da atividade sexual, e consiste na coleta de células do colo do útero para avaliação em laboratório.

A detecção precoce do câncer de colo de útero é fundamental para o sucesso do tratamento e a cura da doença. Por isso, é importante que todas as mulheres se conscientizem da importância de realizar o exame preventivo e manter a vacinação em dia.

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da (SESA) Secretaria Executiva de Saúde, reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Durante o Março Lilás, diversas ações de conscientização serão realizadas para alertar as mulheres sobre a necessidade de cuidar da saúde íntima e realizar exames preventivos regularmente.

É importante lembrar que o câncer de colo de útero é uma doença que pode ser prevenida e tratada se detectada precocemente. Portanto, não deixe de buscar informações sobre a vacinação e o exame preventivo, e cuide da sua saúde com responsabilidade e consciência.

Portanto, se você ainda não realizou o exame preventivo ou não está com a vacinação em dia, não deixe de buscar informações e cuidar da sua saúde. O Março Lilás é uma oportunidade para que todas as mulheres se conscientizem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Lembre-se: cuidar da saúde é um ato de amor próprio e de responsabilidade com a vida!

Informa a SCOS – Superintendência de Comunicação Social – COMPARTILHE ESSE POST! 🚀