I Mostra Regional de Experiências Exitosas na (APS)

Na última sexta (16), a SESA – Secretaria Executiva de Saúde de Alegre participou da I Mostra Regional de Experiências Exitosas na Atenção Primária à Saúde (APS) da Região Sul do Espírito Santo, através da coordenação das APS, Farmacêutica do ICEPI, a coordenação de TI e estagiária.

O evento aconteceu no auditório da Faculdade São Camilo, situada no bairro Paraíso. Na ocasião, estiveram presentes autoridades da SESA/ES, da Superintendência Regional e representantes da área da saúde de diversos municípios da região sul.

À medida que o processo de informatização da rede municipal de saúde avança, os resultados para o município e a população se tornam mais significativos. Os usuários ganham um sistema mais ágil, integrado e resolutivo e a gestão pública consegue aperfeiçoar o uso dos recursos, alocando-os em áreas que são realmente essenciais.

A SESA realizou a apresentação do projeto “Informatização nas ESF, sua importância para qualificação de dados em tempo oportuno”. Projeto este que visa a utilização de Sistema de Informação em Saúde, que é uma ferramenta de suma importância na tomada de decisões, facilitando o uso das informações no cotidiano da gestão para o monitoramento, controle e repasse dos recursos e ações em saúde.
Por meio da Portaria nº 2.983, de 11 de novembro de 2019 (Informatiza APS), o município adquiriu 22 computadores para melhoria na informatização das ESF, sendo distribuído 2 computadores por cada unidade e também através da mesma portaria foram adquiridos 86 tablets e entregues aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Através de recurso próprio foram adquiridos mais 35 computadores para parte administrativa da SESA e outros setores que fazem parte da secretaria.

Foi um evento que serviu para demonstrar que o município caminha no rumo certo, com a informatização, o retrabalho diminui porque a tecnologia dos sistemas agiliza procedimentos rotineiros, o monitoramento das tarefas/atividades de cada profissional, desde a recepção até o médico garante que o atendimento ao paciente seja mais adequado.