Dia da Lembrança

Dia da Lembrança

O Dia da Lembrança é festejado um dia após a celebração do Natal, 26 de dezembro. O Dia da Lembrança está no nosso calendário de celebrações, mas nunca houve de fato uma explicação clara para que esse tenha sido escolhido como um dia para lembrar, e como um dia para se comemorar o ato de lembrar.
O que se imagina é que o dia 26 de dezembro foi escolhido por acontecer logo depois do Natal, e como essa celebração já nos obriga a retomar muitas reflexões e pensamentos seria um bom momento para instituir o dia da lembrança. Pesquisadores e historiadores também fomentam esse mesmo pensamento.
Além disso, o dia da lembrança também retoma a ideia que os antigos romanos cultivavam, de que o coração era o centro da nossa memória e, portanto, o verdadeiro responsável pelas nossas recordações. Não é por acaso que no nosso vocabulário está a expressão “de cor”, que basicamente significa lembrar ou saber algo de coração.
No dia da lembrança é celebrada a nossa possibilidade enquanto seres humanos de reviver através da memória os maravilhosos momentos que tivemos e até mesmo os péssimos, pois de alguma forma eles foram importantes para a nossa formação e para a nossa identidade enquanto pessoas.
Além de lembrar tudo que te fez bem e que te fez mal em diferentes graus o dia da lembrança também é válido para mostrar para outras pessoas que elas são importantes para você. Um cartão, um telefonema, um e-mail, um comentário em uma rede social. Se for possível, que tal visitar essa pessoa ou convida-la para sair, para viverem juntos esses momentos de deliciosa nostalgia? São possibilidades interessantes, afinal, a graça da vida é ter histórias para contar e elas perdem muito do sentido se não são compartilhadas com aqueles que mais amamos!

Pular para o conteúdo