Dia do Deficiente Fisíco

O Ministério dos Direitos Humanos – MDH celebra hoje (11) o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo o território nacional. A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.
A data ainda lembra sobre a necessidade de ter ações e direcionamentos pelo poder público, além de iniciativas da sociedade em geral, no sentido de garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos e conscientizar a população sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, seja econômica, política e cultural.
A proporção dos deficientes na população brasileira é de 6,7%, segundo o IBGE. O preconceito e falta de acessibilidade são os principais problemas enfrentados por essas pessoas. Completar a escola primária é outro desafio para as crianças com deficiência.
O dia de hoje serve como reflexão, para que possamos respeitar as diferenças, ampliando a acessibilidade e deixando de lado o preconceito.