Nota Oficial

NOTA OFICIAL
A Prefeitura Municipal de Alegre, vem por meio desta prestar os seguintes esclarecimentos à população alegrense acerca das consequências e ações que estão sendo adotadas até o presente momento por ocasião das fortes chuvas que atingiram o município no dia 16 de fevereiro, tendo uma precipitação pluviométrica de 114 milímetros, ocasionando um óbito, a ocorrência de várias pessoas desalojadas e desabrigadas, interdições de ruas, pontes, drenos e estradas rurais, alagamentos, além de movimentações de massa (solo);

Imediatamente instalamos um Gabinete de Crise na Prefeitura, sob a coordenação do Capitão Joelson Ribeiro Moulin da Defesa Civil do ES, onde montamos um sistema de gerenciamento para atender as demandas, que vão desde a vistoria de risco em residências, ruas, morros, pontes, quanto ao atendimento humanitário através da Assistência Social, bem como ações para promover a limpeza dos locais afetados;

No Gabinete de Crise contamos com o apoio de diversos órgãos, podendo citar: Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, CREA, Vigilância em Saúde do ES, Voluntários engenheiros e geólogos, Prefeituras do ES e a de Espera Feliz-MG.

O Governador Renato Casagrande visitou o município na manhã do dia 17 de fevereiro acompanhado do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil Cel André Có Silva, o Diretor do DER-ES Luiz Cesar Maretto, o Secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Marcus Vicente, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar Cel Alexandre dos Santos Cerqueira, Deputado Estadual Bruno Lamas, o Diretor Presidente do IDAF Mario Louzada, a Assessora Especial do Governador Denisia Dias Batista, além de outros colaboradores do Governo do Estado. Na tarde do dia 17 também estava programada a visita do Ministro da Cidadania João Roma, que chegou a sobrevoar o município, porém não conseguiu pousar devido ao mal tempo. No dia seguinte, o município recebeu a visita do Defensor Público do ES Dr. Rafael Portella, e dos Deputados Federais Evair de Mello e Dra Soraya Manato, além dos deputados estaduais Vandinho Leite e Marcos Mansur. Na manhã do dia 19, o Prefeito Nemrod Emerick (Nirrô) conversou via ligação de WhatsApp vídeo com o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, acompanhado do Deputado Federal Evair de Mello.

Até o presente momento diversos bairros já foram assistidos, restando ainda alguns locais a receberem as equipes de limpeza urbana, o que acontecerá a partir da próxima segunda feira (21/02). Também foram realizadas inúmeras visitas por parte da equipe da Assistência Social, Igrejas e outras entidades, que forneceram diversas famílias com cestas básicas, material de limpeza e higiene pessoal, colchões e roupas diversas, doados tanto pela Defesa Civil do ES quanto pela população que solidariamente se dispuseram a colaborar diante dessa grave situação.

Vale ressaltar que o município possui várias áreas catalogadas como de risco, seja moderado, alto ou muito alto. Nessa situação incluem os riscos de inundação e movimentação de massa (Solo). Assim, com base nesse estudo, essas áreas requerem monitoramento constante, tanto pela municipalidade quanto pelos próprios proprietários dos imóveis.

Diante da ocorrência do dia 16, a Defesa Civil Estadual, através da Geóloga Cristiane Tinoco, intensificou os estudos dessas áreas, onde conseguiram direcionar os trabalhos de vistorias nas residências visando mitigar os riscos de colapso. Assim, foram emitidos laudos de interdição de diversos imóveis e equipamentos públicos, tanto por conta do risco estrutural quanto geológico visando proteger a integridade física das pessoas e do seu patrimônio.

Nos dias 17 e 18 foram suspensas as aulas nas escolas e creches da sede do município, uma vez que 04 unidades escolares (CEMEI Carmen Pinto Nogueira da Gama, EMEIF Professor Lellis e Professor Domingos Bravo, além do CIEC Jaci Kobbi Rodrigues em Celina) foram alagadas, e tiveram que receber limpeza e sanitização. Estão interditadas também as pontes do Bairro Cobrinha e a que fica localizada na Av. Doutor Olívio Correa Pedrosa em frente ao Hospital. A sede da Secretaria Executiva de Saúde teve que ser desocupada devido ao risco do imóvel que era alugado pela municipalidade. Diante disso, a sede da Secretaria de Saúde mudará de endereço a partir da próxima segunda feira, passando a funcionar na Rua Cel. Monteiro da Gama, nº 44, em cima da Clínica Med Center.

Desta forma, solidarizamos com todas as famílias que sofreram ou estão sofrendo com os recentes desastres naturais que estão ocorrendo em nosso município. Continuamos trabalhando com responsabilidade visando reestruturar o nosso ALEGRE.