Websérie ‘Natureza Despertada’ estreia nesta semana

A De Repente o Rio lança, nesta terça-feira, o primeiro dos quatro episódios da websérie Natureza Despertada, com exibição pelo YouTube nas terças e quintas-feiras de outubro, nos dias 19, 21, 26 e 28 sempre às 19h.

Natureza Despertada apresenta pessoas cujas experiências com o mundo nos fazem pensar na origem da relação da humanidade com a natureza. “A ideia era se distanciar do estereótipo de ‘povo simples do interior’ e buscar as particularidades de cada personagem, o que acreditamos ser possível principalmente quando nos aproximamos e compartilhamos de sua realidade. A websérie propõe ampliar o alcance de suas raízes e refletir o conhecimento dessas personagens a partir de sua relação peculiar com a natureza”, conta Djanira Bravo, pesquisadora e roteirista do projeto.

Os episódios mostram a possibilidade, na natureza, de uma vida espiritual intermediada pelas formas do silêncio e pela conexão com os quatro elementos (terra, água, fogo e ar); a da ancestralidade e sabedoria dos chás; a de uma engenharia rústica, sustentável, que retém a água da chuva e irriga a terra; e a da poesia, que exercita o pensamento crítico trazendo plantas, animais, rios para a linguagem do discurso poético. Mas essas possibilidades, além de serem uma resposta aos desafios do nosso tempo, propõem uma reflexão sobre a relação íntima e orgânica da vida humana com a vida no planeta.

A websérie é produzida pela De Repente o Rio, produtora localizada nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, interior capixaba. A De Repente o Rio também prepara a produção de seus primeiros longas-metragens, Margeado, com financiamento da Secult-ES e FSA/Ancine, e A planta sob a terra selvagem, desenvolvido no Biennale Cinema College do Festival de Veneza.

A direção de Natureza Despertada conta com Andrade Ribeiro, que desde os seus 17 anos atua no audiovisual, trabalhando em produtoras de vídeos e numa emissora como cinegrafista, editor e diretor de imagens. A websérie é sua primeira experiência em direção e veio ao encontro de um ambiente que Andrade conhece bem, a vida no campo: “Nasci e cresci no interior de Mimoso do Sul, desde cedo aprendi a vida no campo trabalhando com minha família no manejo da terra, onde convivi com os prazeres e as dificuldades do trabalho rural. O audiovisual acabou me levando para a cidade, e por onde passei fazendo gravações diversas sempre me encontrei com as pessoas do campo. Sempre me encantei e vi com bons olhos seus cenários e suas histórias. Essa intimidade na produção dos episódios da websérie me fez voltar ao passado e ali buscar retratar a essência da vida no interior”.

As gravações ocorreram em distritos e bairros de Alegre e Cachoeiro de Itapemirim. Para Andrade Ribeiro, Natureza Despertada “procura contar histórias do amor pela terra, em que há o desejo de não trocar o silêncio e sossego por nada nesse mundo. Essas histórias têm como protagonistas pessoas que optam por apenas sobreviver com o que produzem, que se preocupam em ajudar o próximo de alguma forma com os seus próprios cultivos e aprendizados. Dentre as pessoas que conhecemos durante as gravações, algumas haviam saído do interior e agora estão retornando às suas raízes e origens, outras nunca abandonaram a terra. Essa ligação com a natureza é incrível de vivenciar”.

A equipe técnica conta também com a musicista Alessandra Biato, integrando a equipe de som, e Diego Zon, realizador do curta-metragem Das águas que passam (que teve estreia mundial na competitiva do Festival de Berlim – Berlinale), participando neste projeto como produtor executivo e montador de alguns episódios.

O projeto conta com apoio da Secretaria da Cultura (Secult-ES), por intermédio da Lei Federal Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério de Turismo.

Acompanhe no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCASw91eLNdmfih8FflPCn9Q