Dia Nacional da Doação de Órgãos

Dia Nacional da Doação de Órgãos

Hoje (27), é o dia Nacional da Doação de Órgãos. A data tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e ajudar a salvar vidas.


Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem o maior programa público de transplante do mundo, no qual cerca de 87% dos transplantes de órgãos são feitos com recursos públicos, e ajuda cada vez mais pessoas a terem uma vida melhor.

No Brasil, para ser doador de órgãos é preciso conversar com sua família e manifestar o seu desejo de doar. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, a doação só pode ser realizada depois que a família do doador autoriza o procedimento. É possível doar rim, fígado, coração, pâncreas, pulmão, córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Infelizmente, cerca de metade das famílias recusa a doação, atitude que aumenta ainda mais o tempo de espera por um transplante.


Seja um doador de órgãos. Avise a sua família sobre sua decisão para se tornar um doador. “Doe Órgãos. Salve vidas!”

Pular para o conteúdo