Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado, anualmente, no dia 28 de junho. A data é celebrada para lembrar o ano de 1969, um dos episódios mais importantes para a luta LGBT+, conhecido como Rebelião de Stonewall Inn. O ato aconteceu quando grupos de LGBTQIA+ se revoltaram com uma série de invasões da polícia de Nova York ao bar frequentado por eles, que eram presos e sofriam agressões por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento, que durou cerca de três dias, o movimento LGBT ganhou forças em todo o mundo, incluindo o Brasil, para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra a homofobia.

Atualmente, o Brasil é pelo 12º ano consecutivo o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo, e essa população é vítima de ataques constantes e negligenciamento de acesso à direitos básicos, tornando a pauta um assunto urgente em toda sociedade.

A Secretaria Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da criação da Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero, se compromete com a busca de debates e da articulação ações efetivas no município em prol da igualdade, inclusão e do combate à LGBTfobia.

Pular para o conteúdo