Imprimir

ALUNOS DA EEEFM “OSCAR DE ALMEIDA GAMA” EM ARARAÍ, REALIZAM A IX MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES 2015

Escrito por Alan Marques Farias ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Toda a comunidade escolar, principalmente professores e alunos, estão contentes com os resultados obtidos no desenvolvimento acadêmico do corpo discente de todas as turmas do Ensino Médio na IX Mostra Brasileira de Foguetes 2015 (MOBFOG 2015).

O desempenho dos estudantes é realçado e evidenciado ao constatar que esta é a primeira edição que eles participam, sendo a Mostra realizada em 14 de maio de 2015, as medalhas e certificados que poderão ser adquiridos pelos alunos somente serão disponibilizados em meados de novembro, assim como para os professores colaboradores que também participaram do evento serão presenteados com certificados neste mesmo período.

Os conceitos teóricos absorvidos pelos alunos apresentam uma ótima chance de serem aplicados em olimpíadas, agregando otimismo e satisfação aos estudantes que perceberam seu bom desempenho e sabedoria sobre determinado tema na ciência, e agora o estão desempenhando através da MOBFOG.

Alunos do Ensino Médio confeccionando e realizando a IX Mostra Brasileira de Foguetes 2015

Segundo os alunos, todos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, a mostra de foguetes chamaram muito a atenção de todos, despertando os espíritos de liderança e, ou, criatividade de alguns, além do fato de utilizarem materiais do dia-a-dia como combustível, e na confecção e decoração dos foguetes, resultando no final em uma prática muito divertida e interessante, motivando assim todos os alunos envolvidos na Mostra.

Sobre a MOBFOG

A MOBFOG vem tomando proporção desde 2007, contando desde então com a participação de mais de 52.800 mil estudantes em sua trajetória, sendo executada anualmente por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira, todos coordenados pelo astrônomo e doutor o professor João Batista Garcia Canalle.

O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigências de número mínimo ou máximo de alunos. Podendo participar da MOBFOG estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio.

O principal objetivo da MOBFOG é estimular a investigação científica na área da Física voltada para a Engenharia de Foguetes ou Engenharia Aeroespacial ou Astronáutica, envolvendo um problema sem solução predefinida e que depende essencialmente da experimentação.

A MOBFOG é realizada dentro das dependências da própria escola, contendo uma data limite para a realização da mesma, pois deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela Escola neste mesmo ano. O cadastro deve ser realizado no site www.oba.org.br. Todos os alunos e professores colaboradores recebem certificados e os alunos que conseguem lançar seus foguetes dentro de uma classificação pré-estabelecida pela comissão organizadora recebem medalhas de ouro, prata ou bronze, podendo também futuramente terem a oportunidade de participar de outros eventos.


Autor: Alan Marques Farias – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Professor de Física e Representante da OBA na EEEFM “Oscar de Almeida Gama”)