Imprimir

Família participa de oficina do Projeto Cores da Terra em Alegre

Escrito por Portal do Governo do ES ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Na comunidade da Roseira, município de Alegre, uma família do Programa Brasil Sem Miséria participou de uma oficina sobre fabricação de tintas usando a terra como pigmento natural. O objetivo da atividade, realizada pelo Instituto Capixaba e Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi proporcionar mais vida à moradia do meio rural, a um custo baixo.
 
A oficina contou com duas partes que abrangeram a seleção e coleta da terra e preparação da superfície para pintura, no primeiro dia; e a fabricação da tinta e pintura imobiliária, no segundo. Entre os benefícios da tinta feita à base de terra estão o baixo custo, a sustentabilidade e a durabilidade.
 
De acordo com a extensionista do Incaper Joana Junqueira Carneiro, a família da agricultora Andreia Araújo Oliveira Mangeseste e Márcio Mangeseste achou interessante quando soube da possibilidade de pintar sua casa com cores da terra. “Eles escolheram a cor após o teste ‘da paleta’ na parede e colocaram mãos à obra”, relatou Joana.
 
 
Atualmente, existem 30 beneficiários o Programa Brasil Sem Miséria no município de Alegre. A pintura com cores da terra pretende ser ampliada para os beneficiários que possam usá-la em suas casas próprias.