Imprimir

ALUNOS DA EEEFM “OSCAR DE ALMEIDA GAMA”, EM ARARAÍ, APRESENTAM PROJETOS NA 12ª SEMANA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Escrito por Alan Marques Farias ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Atualmente os membros da nossa comunidade escolar, principalmente os alunos participantes, estão contentes com os resultados obtidos no desenvolvimento acadêmico dos projetos desenvolvidos na Escola, e estes foram apresentados na IV Feira Estadual de Ciências e Engenharia (IV FECIENG - ES), no dia 28 de outubro, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, durante a 12ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2015.

Ao todo, foram 173 projetos inscritos, de todas as regiões do Estado. Desses, uma comissão de seleção formada por membros da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), da UFES, do IFES e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), selecionaram 60 projetos finalistas, sendo dois deles da nossa Escola, que foram apresentados na IV FECIENG - ES. Os finalistas são de 26 municípios, e a cidade de Alegre foi contemplada com duas Escolas públicas representando nossa regional.

O desempenho dos estudantes é realçado e evidenciado ao constatar que esta é a primeira edição que eles participam, sendo os projetos orientados pelo Professor de Física Alan Marques Farias. O primeiro projeto finalista foi sobre “Formulação de Conservantes Naturais para Pães Caseiros” e o segundo foi sobre “Cálculos das Necessidades Calóricas”, ambos foram idealizados em sala de aula, integrando conceitos que fossem assimilados e trabalhados pelos alunos no contexto diário deles.

Alunos do Ensino Médio

Segundo os alunos participantes, os projetos desmistificaram ideias e conceitos superficiais adquiridos no dia a dia, além de despertarem os espíritos de liderança e de criatividade de alguns. Ressaltando a experiência de participar de uma avaliação oral durante o evento, e receber das bancas examinadoras incentivos, críticas e elogios referentes às ideias, práticas e normas seguidas e abordadas pelos estudantes durante toda a execução dos projetos.

Sobre a SECTI

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo – SECTTI foi criada pela Lei Complementar nº 289, de 23 de junho de 2004, com o objetivo de implementar a Política Estadual de Ciência e Tecnologia e coordenar o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, composto pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONCITEC, pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia - FUNCITEC - e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES.

O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sendo permitido no máximo 4 alunos por projeto. Podendo participar estudantes do ensino fundamental e, ou, do ensino médio.

O principal objetivo da SECTI é estimular a investigação científica nas diversas áreas voltadas para a ciência tecnológica e a engenharia, envolvendo problemas sem soluções predefinidas e que dependem essencialmente das experimentações.

A SECTI é realizada normalmente em Vitória – ES e o Edital do evento, juntamente com as divulgações referentes ao mesmo são acessados no site www.sectti.es.gov.br

 


Autor: Alan Marques Farias – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Professor de Física e Representante da OBA na EEEFM “Oscar de Almeida Gama”)

Imprimir

Solenidade de Formatura - Dia do Soldado

Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Em 25 Ago 2015, às 19:30 h., o Tiro de Guerra 01-005 Alegre- ES, realizou Solenidade de Formatura que teve como objetivos: a Realização do Juramento à Bandeira Nacional pelos Atiradores de 2015, Comemoração do Dia do Soldado e a Entrega da Boina Verde Oliva.
 
Na oportunidade estiveram presente as seguintes autoridades: Sub Tenente Antonio Ailton dos Santos Galacio - Chefe da Instrução do TG 01-005; Maj PM Antônio Carlos Turini Rodrigues - Sub Comandante do 3º BPM; 2º Ten Marcos Carvalho Alexandre - Delegado da 22ª DSM; Dr. Sebastião da Silva Borges - Delegado de Polícia Civil; Sr. Nemrod Emerick - Vice Prefeito Municipal; Vereador Emerson Gomes Alves (Mosca); Sr. Geraldo Magella Libardi - Oficial de Justiça; Sr. Ary Fiorezzi de Oliveira - Ex Prefeito Municipal; Sr. Lito Guimarães; Sr. Samuel Sanches Matos e familiares dos Atiradores que abrilhantaram a Formatura com suas presenças.
 
Ao término da Formatura foi servido um lanche a todos os convidados e familiares na quadra do Tiro de Guerra.


Imprimir

Conheça o Projeto Sorriso

Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Talvez para o dicionário, um sorriso seja apenas uma ‘’expressão facial em que os lábios se distendem para os lados e os cantos da boca se elevam ligeiramente’’.

Mas para a gente, é muito mais do que isso. Um sorriso é um gesto simples, mas muito especial. Um sorriso transmite tudo o que nós somos e estamos a sentir, um sorriso não dói, nem a quem o faz nem a quem o recebe.

Por isso, é preciso sorrir, afinal, o seu sorriso pode mudar o dia de alguém. 

O Projeto Sorriso surgiu em um laboratório da Fundação Estudar, denominado LabX, que tem como principal objetivo fazer com que os jovens selecionados para participar do mesmo, desenvolvam suas aptidões e corram atrás dos seus sonhos, sendo mais pró ativos, deixando de procrastinar por qualquer motivo que seja.

Motivados através da iniciativa de uma pessoa e com o intuito de fazer o bem e levar sorrisos para as instituições da cidade de Alegre (ES), jovens que antes não se conheciam, se uniram por um bem comum.

Desde a sua criação, há 7 meses, já foram distribuídos vários sorrisos no lar das vovozinhas, instituição para idosos, como também para pessoas que os procuravam pedindo ajuda. E como recompensa, vários sorrisos através de todas as doações entregues.

O Projeto Sorriso tem como principal objetivo levar carinho, companheirismo e sorrisos para os moradores dos locais que visitamos. Se você possui vontade de participar de um projeto social, essa é a oportunidade, estamos selecionando novos participantes.

 

Página no facebook:

www.facebook.com/pages/Projeto-Sorriso/585289991582969

Imprimir

ALUNOS DA EEEFM “OSCAR DE ALMEIDA GAMA” EM ARARAÍ, REALIZAM A IX MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES 2015

Escrito por Alan Marques Farias ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Toda a comunidade escolar, principalmente professores e alunos, estão contentes com os resultados obtidos no desenvolvimento acadêmico do corpo discente de todas as turmas do Ensino Médio na IX Mostra Brasileira de Foguetes 2015 (MOBFOG 2015).

O desempenho dos estudantes é realçado e evidenciado ao constatar que esta é a primeira edição que eles participam, sendo a Mostra realizada em 14 de maio de 2015, as medalhas e certificados que poderão ser adquiridos pelos alunos somente serão disponibilizados em meados de novembro, assim como para os professores colaboradores que também participaram do evento serão presenteados com certificados neste mesmo período.

Os conceitos teóricos absorvidos pelos alunos apresentam uma ótima chance de serem aplicados em olimpíadas, agregando otimismo e satisfação aos estudantes que perceberam seu bom desempenho e sabedoria sobre determinado tema na ciência, e agora o estão desempenhando através da MOBFOG.

Alunos do Ensino Médio confeccionando e realizando a IX Mostra Brasileira de Foguetes 2015

Segundo os alunos, todos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, a mostra de foguetes chamaram muito a atenção de todos, despertando os espíritos de liderança e, ou, criatividade de alguns, além do fato de utilizarem materiais do dia-a-dia como combustível, e na confecção e decoração dos foguetes, resultando no final em uma prática muito divertida e interessante, motivando assim todos os alunos envolvidos na Mostra.

Sobre a MOBFOG

A MOBFOG vem tomando proporção desde 2007, contando desde então com a participação de mais de 52.800 mil estudantes em sua trajetória, sendo executada anualmente por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira, todos coordenados pelo astrônomo e doutor o professor João Batista Garcia Canalle.

O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigências de número mínimo ou máximo de alunos. Podendo participar da MOBFOG estudantes do primeiro ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio.

O principal objetivo da MOBFOG é estimular a investigação científica na área da Física voltada para a Engenharia de Foguetes ou Engenharia Aeroespacial ou Astronáutica, envolvendo um problema sem solução predefinida e que depende essencialmente da experimentação.

A MOBFOG é realizada dentro das dependências da própria escola, contendo uma data limite para a realização da mesma, pois deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela Escola neste mesmo ano. O cadastro deve ser realizado no site www.oba.org.br. Todos os alunos e professores colaboradores recebem certificados e os alunos que conseguem lançar seus foguetes dentro de uma classificação pré-estabelecida pela comissão organizadora recebem medalhas de ouro, prata ou bronze, podendo também futuramente terem a oportunidade de participar de outros eventos.


Autor: Alan Marques Farias – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Professor de Física e Representante da OBA na EEEFM “Oscar de Almeida Gama”)

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados