Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Semana do MEI em Alegre supera expectativas

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMMADES realizou, de 8 a 13 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Aos empreendedores do segmento foram oferecidos, gratuitamente, atendimentos, oficinas e entrega das cartilhas e orientações para quem pretendia fazer a formalização ou até mesmo orientações aos que já exercem atividades junto ao MEI.

Nos distritos de Alegre, o atendimento também foi bastante efetivo. A ação foi realizada pela primeira vez nas localidades de Celina, Rive e Café. No total, mais de 50 pessoas foram atendidas nos primeiros 3 dias das atividades.

Em Alegre, os atendimentos também superaram as expectativas. Mais de 35 pessoas participaram da oficina, Sei Empreender, ministrada pelo Sebrae, que atingiu além da capacidade de participantes que buscavam informações e conhecimento sobre o segmento. Para o secretário municipal, Rodrigo Vargas, “esta é a demonstração de que os empreendedores estão cada dia mais conscientes da necessidade de buscar informações para melhorar os resultados de suas empresas e, com isso, ter oportunidades de crescimento, além de estar cumprindo suas obrigações legais”.

Durante a Semana do MEI foi possível detectar que uma das maiores dificuldades dos microempreendedores é a falta de conhecimento ante a seus direitos e deveres como MEI. “Muitos desconhecem suas obrigações como a Declaração de Faturamento Bruto, desconhecem da existência da Sala do Empreendedor que fica no centro da cidade e o atendimento gratuito que ela oferece, entre outras questões. Com estes dados na mão, nossa atuação será em prol dessas deficiências. Esse diagnóstico servirá para balizar nosso atendimento e melhorar cada vez mais”, conclui Rodrigo.

Para a microempreendedora Dulcinéia Gomes do Carmo, mais conhecida em Rive como Leia, esta é a oportunidade de crescimento da cidade. Outro fator que motivou Leia a ser MEI é a segurança que a legalização traz. “Hoje nós temos saúde, mas e amanhã? O MEI dá essa segurança para quem é pequeno. Esse é um sistema que veio ajudar o microempreendedor. Na oficina ministrada pelo Sebrae nós aprendemos sobre a atuar dentro do mercado e respeitar as demais formas de negócio. Foi ótimo e esperamos que não seja a última”, finaliza Leia que está na expectativa para novas ações.

O prefeito municipal, José Guilherme, também vê como positiva a construção de atividades como a Semana do MEI. "Não poderíamos deixar de realizar uma ação tão importante para Alegre como a Semana do MEI. Nesses tempos de crises, precisamos fortalecer nossos empreendedores locais".

Nossocrédito

Outra microempreendedora de Rive, Josiane Páschoa Manhães, conta como o MEI a ajudou a começar seu negócio. Para ela, o Programa Nossocrédito foi um agregador para que o sonho do negócio próprio se deslanchasse. Foi através do Nossocrédito que o Espaço de Beleza conseguiu ser inaugurado com menos burocracia e mais orientação. “Não fosse as linhas de crédito que consegui através do Programa NOSSOCRÉDITO eu talvez não teria tudo o que eu ofereço no meu negócio. Foi muito importante poder contar com este auxílio que está ali, ao nosso alcance”, conclui Josiane.

Durante a Semana do MEI mais de 25 atendimentos foram realizados pela equipe do Programa Nossocrédito, deste total, seis saíram da tenda de atendimento com a proposta de captação de crédito nas mãos. “O Nossocrédito é o dinheiro rápido e descomplicado para o microempreendedor que nem sempre tem a capacitação certa na hora de abrir o seu negócio. O Programa, além de abrir a linha de crédito, oferece o atendimento necessário ao empreendedor iniciante. Capacitação, qualificação e orientação é a base para que os MEI’s obtenham sucesso”, ressalta Vargas.

Na avaliação dos organizadores, a Semana do MEI foi um sucesso. O objetivo foi alcançado, mais 164 atendimentos, ao todo, foram realizados, e isso só foi possível graças à parceria estabelecida com o Sebrae e Bandes. “A Prefeitura vai investir cada vez mais no empreendedorismo em Alegre. Está é a forma de amadurecer nossa economia e criar oportunidades reais para os nossos empresários. Precisamos e vamos incentivar a abertura de novos negócios que tenham a capacidade de se promoverem sozinhos”, finaliza o secretário, Rodrigo Vargas.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil