Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

DANYEL FERREIRA SUETH - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 17/2005, de 18 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal nas áreas de Turismo, Cultura e Esporte, bem como as atividades ligadas a eventos e ao lazer no Município.

Também compete à SEMTUCE: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar e implementar programas de desenvolvimento da cultura, do turismo, e do esporte do Município, atualizando-os permanentemente.

SEMTUCE - Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte
Rodovia Alegre x Cachoeiro, Km 96

Telefones úteis:
  • Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte - Geral: (28) 3552-4332
  • Subsecretaria de Esportes / Ginásio de Esportes: (28) 3552-2391
  • Biblioteca Municipal "Therezinha Henrique Campos": (28) 3552-1888
  • Teatro Municipal "Virgínia Santos": (28) 3552-3321

1ª EXPEDIÇÃO PARA DIAGNÓSTICO TURÍSTICO DO CIRCUITO CACHOEIRA DA FUMAÇA

Escrito por Secretaria de Cultura ligado . Publicado em Turismo, Cultura e Esporte

Foi realizada na ultima quinta feira 18-04 a 1ª Expedição para diagnóstico Turístico do Circuito Cachoeira da Fumaça na Região de Alegre. Esse circuito envolve áreas não somente ou no entorno da UC, mas em todo o município.

Com a criação da rota o objetivo é estimular os gestores públicos e os empresários a visualizar novas alternativas econômicas e perceber o agroturismo, ecoturismo, o turismo de aventura e o cultural como fontes alternativas de geração de renda.

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF) é um atrativo turístico de Alegre e de toda região do Caparaó, sendo uma opção de laser e espaço para a prática de atividades educacionais, sócio-culturais e ambientais, para isso há necessidade de uma formatação do circuito de visitação e algumas rotas, para que o turista se sinta atraído a conhecer.

Dentre os pontos visitados visando como um potencial turístico estão: Fazenda Fortaleza, Cemitério dos Cativos(cemitério onde eram enterrados os escravos da Região), igrejas, distrito de Ararai que possui casarões antigos ( Alegre) e propriedades que fornecem algum tipo de produto artesanal ou agroindustrial, além do PECF.

Este evento foi promovido por uma parceria entre o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Alegre (SEMTUCE), Instituto Federal de Ensino Federal de Ensino Superior Campus Alegre, Phoenix Turismo e Consórcio Caparaó Foram visitados 14 locais com potencial turístico.