Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

DANYEL FERREIRA SUETH - Secretário Municipal

Endereço: Rua Belo Amorim, nº 100 – anexo ao Prédio da FAFIA, Centro, Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

CNPJ: 27.174.101/0001-35

Contato: DANYEL FERREIRA SUETH

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fixo(s): Não Disponível

Competências: A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes tem o objetivo de promover a execução das políticas na Administração Municipal nas áreas de Turismo, Cultura e Esporte, bem como as atividades ligadas a eventos e ao lazer no Município. Também compete à SEMTUCE: Contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar e implementar programas de desenvolvimento da cultura, do turismo, e do esporte do Município, atualizando-os permanentemente.

Setores vinculados à Secretária: Biblioteca Municipal “Therezinha Henrique Campos”, Teatro Municipal “Virgínia Santos”, Ginásio de Esportes “Victor Emanuel Alcuri”, Quadra da Praça da Estação, Quadra da Guararema, Quadra da Vila Alta, Quadra da Rua 13, Campo do Clério Moulin, Quadra do Campo de Aviação, Campo Sport Club Rio Branco (contrato de locação), Campo Society do Parque de Exposições “Geraldo Santos”, Campo de Futebol do Terreirão e Ginásio de Esportes “José Maria dos Santos – Tio Zezé”.

Fonte: Lei Municipal nº 2.662/2005 <disponível em: https://www.alegre.es.leg.br/>

1ª EXPEDIÇÃO PARA DIAGNÓSTICO TURÍSTICO DO CIRCUITO CACHOEIRA DA FUMAÇA

Escrito por Secretaria de Cultura ligado . Publicado em Turismo, Cultura e Esporte

Foi realizada na ultima quinta feira 18-04 a 1ª Expedição para diagnóstico Turístico do Circuito Cachoeira da Fumaça na Região de Alegre. Esse circuito envolve áreas não somente ou no entorno da UC, mas em todo o município.

Com a criação da rota o objetivo é estimular os gestores públicos e os empresários a visualizar novas alternativas econômicas e perceber o agroturismo, ecoturismo, o turismo de aventura e o cultural como fontes alternativas de geração de renda.

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF) é um atrativo turístico de Alegre e de toda região do Caparaó, sendo uma opção de laser e espaço para a prática de atividades educacionais, sócio-culturais e ambientais, para isso há necessidade de uma formatação do circuito de visitação e algumas rotas, para que o turista se sinta atraído a conhecer.

Dentre os pontos visitados visando como um potencial turístico estão: Fazenda Fortaleza, Cemitério dos Cativos(cemitério onde eram enterrados os escravos da Região), igrejas, distrito de Ararai que possui casarões antigos ( Alegre) e propriedades que fornecem algum tipo de produto artesanal ou agroindustrial, além do PECF.

Este evento foi promovido por uma parceria entre o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Alegre (SEMTUCE), Instituto Federal de Ensino Federal de Ensino Superior Campus Alegre, Phoenix Turismo e Consórcio Caparaó Foram visitados 14 locais com potencial turístico.