Diferença entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS)
Você sabe aonde ir quando está gripado? E quando seu filho está com febre, para onde o leva? Se precisar fazer um curativo, onde deve ir? E se sua tia cair e fraturar a bacia, o que você vai fazer? Conheça melhor o que cada unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) está habilitada para atender, e saiba o que fazer em casos de emergência ou quando sintomas desagradáveis aparecerem.
Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, nas Unidades da Estratégia Saúde da Família do seu bairro ou distrito, o objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar ao Pronto Atendimento ou ao hospital. Já para os casos de agravo, urgências, como acidentes, fraturas, infartos e AVCs, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
A Unidade de Pronto Atendimento 24h é a unidade fixa de urgência e emergência. É um serviço da alta-complexidade. No Pronto Atendimento o paciente será apenas estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital.
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Alegre informa à população alegrense que, atualmente, todas as Unidades da Estratégia Saúde da Família, da sede e dos distritos, ou seja, Vila do Sul, Vila Alta, Pedro Martins, Misael Barcelos, Guararema, Araraí, Anutiba, Celina, Rive, Vila do Café e Santa Angélica, bem como os pontos de apoio dos distritos, já contam com atendimento médico diariamente.
Usuário, necessitando, procure atendimento corretamente, nossas equipes estão preparadas para atendê-lo!
Secretaria Municipal de Saúde