Secretaria Executiva de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Executiva

Endereço: Rua Belo Amorim, nº 100 – anexo ao Prédio da FAFIA, Centro, Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

CNPJ: 31.442.430/0001-97

Contato: SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar./ Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fixo(s): Não Disponível

Competências: A Secretaria Municipal da Educação é um órgão da Administração Específica do Poder Executivo Municipal, de natureza substantiva, e tem como missão garantir o acesso à educação como direito de cada um, visando ao seu pleno desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania.

A estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação, em consonância com sua natureza de administração específica, finalidade e características técnicas, é a seguinte:

1. Nível de deliberação superior:

a) A posição do Secretário Municipal de Educação;

b) O Conselho Municipal de Educação;

c) O Conselho Municipal de Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério.

2. Nível de apoio e assessoramento:

a) Gabinete do Secretário;

b) Unidade de Apoio ao Gabinete.

3. Nível de Gerenciamento:

a) Coordenadoria de Educação Básica;

b) Coordenadoria de Gestão Administrativa.

Setores vinculados à Secretaria: Gabinete, Coordenação de Educação Básica (Vida Escolar, Livro Didático, Núcleo de Atendimento Educacional Especializado), Recursos Humanos, CAGE (Coordenação de Apoio e Gestão Escolar), Almoxarifado e Sala dos Conselhos (FUNDEB, CAE e COMED).

Fonte: Lei Municipal nº 2.391/1998 <disponível em: https://www.alegre.es.leg.br/>

Liderança e Motivação são temas de palestra especial para profissionais da Educação em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Na última quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação de Alegre promoveu a palestra “Liderança e Motivação aplicadas à Educação”, voltada para os professores da rede, com o psicólogo clínico e psicopedagogo, João Paulo Gavi. O encontro foi realizado em parceria com a Câmara de Vereadores do município.

Através de um diálogo interativo, a palestra abordou temas específicos do dia a dia do ambiente escolar e dos principais objetivos traçados pelo educador em sala de aula, mostrando a perspicácia de há nos exemplos de liderança, mostrados por Gavi.

A palestra objetivou mostrar a importância da liderança em sala de aula, e os reflexos que um educador que conduz seu próprio eu e sua classe de forma motivada podem gerar. Para o psicólogo, “quando existem esses sentimentos em sala de aula – incluindo a pertença -, os aprendentes têm mais disposição para desejar a busca pelo conhecimento e os educadores tendem a ter mais motivação para aprimorar seu processo didático-metodológico para alcançar  a todos os educandos, sem distinção, motivando por estar motivado, antes de tudo”.

A secretária municipal de Educação, Simone Corrente, avalia que o momento carrega consigo a responsabilidade de trazer aos professores da Rede Pública de Ensino, novas formas de investir na capacitação dos profissionais. “É uma valorização que antes não era trabalhada. Nosso compromisso é capacitar para que o profissional saiba enxergar a si mesmo antes do próprio trabalho, e que este autoconhecimento, se reflete diretamente na sala de aula. É um avanço importante, pois estamos formando professores líderes, que atuaram das mais diversas formas, com novas estratégias, no processo de ensino”, finaliza.