Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

Programa Menor Aprendiz selecionará jovens em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura de Alegre, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, divulgaram na última quarta-feira (14), edital de seleção pública de crianças e adolescentes para o programa Menor Aprendiz.

A seleção pública faz parte das ações de implementação do programa na cidade. “Nosso objetivo é promover novas oportunidades. Nossa cidade tem muito potencial e tirar essas crianças e adolescentes da ociosidade e inseri-los no mercado de trabalho é uma forma de dar uma nova condição para eles. Todos ganham”, salienta a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Errozenilda Inácia.

As inscrições para o programa Menor Aprendiz serão realizadas de 20 a 22 de novembro, no período de 13h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Alegre, situado na rua Sete de Setembro, 213 – Centro.

Para ser selecionado para as 19 vagas previstas na seleção pública, o candidato deve ter idade entre 14 a 16 anos  e seis meses completos até o dia da inscrição, ter renda familiar per capita de meio salário mínimo, ser estudante da Rede Pública de Ensino, estar matriculado exclusivamente no período matutino, ter frequência escolar de 75% comprovada por declaração da escola e com data do mês de novembro de 2018. A prioridade será para os candidatos com maior idade, menores em situação de acolhimento ou egressos em medidas socioeducativas, respeitando os critérios acima citados.

“Nossa região como um todo está passando por diversas mudanças. A crise econômica do País tem transformado a forma de empreender. É muito importante que nossos jovens tenham a chance de se capacitar para o futuro. O Menor Aprendiz demorou a ser implantado no nosso município, e agora, podemos oferecer a chance de mudança para muitos jovens. Estamos muito felizes com este programa”, afirma o prefeito municipal, José Guilherme, ao falar do programa na cidade.

Os interessados devem acessar o edital 002/2018, publicado no site oficial do município, para ficarem atentos a documentação necessária e as regras da seleção pública.

Acesse: https://goo.gl/np9BnP