Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

ALESSANDRA VASCONCELOS - Secretária Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Parceria entre agricultores familiares e Prefeitura de Alegre garante qualidade na merenda escolar

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Foto: Entrega produtos CONAB/Abril de 2017 - Taynara Barreto/CCOM

A Prefeitura de Alegre está garantindo alimentação saudável na mesa das escolas da Rede Municipal de Ensino. Através do PNAE, e dos programas de fortalecimento da agricultura familiar, os alunos tem mais qualidade na alimentação escolar.

Um trabalho realizado em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Rural, tem investidos recursos federais e municipais na agricultura familiar do município garantindo aos produtores renda e oportunidade.

Foram 14 projetos participantes do processo licitatório para compra dos alimentos da merenda escolar. Os contemplados, entre associações de produtores, uma cooperativa e quatro agricultores familiares, assinaram os contratos que firmam a parceria com a Prefeitura de Alegre.

Para que estes contratos fossem efetivados, a Prefeitura tem investido em capacitação e o empoderamento dos produtores rurais para que eles se sintam confiantes em assumir a responsabilidade de fornecer os alimentos que serão servidos nas escolas do município. “Antes do processo licitatório ser realizado no começo deste ano, nós realizamos uma série de atividades e ações que capacitassem os agricultores e associações. Antes da chamada pública ser realizada, nós reunimos os interessados e retiramos todas as possíveis dúvidas sobre a confecção dos projetos e orientamos sobre como cada um deveria proceder”, explica Alessandra Vasconcelos, secretária municipal de Desenvolvimento Rural.

O resultado deste trabalho se reflete o percentual investido, em comparação com o ano de 2016. “Em 2016, nosso município investiu cerca de 95% dos recursos voltados para o PNAE na aquisição dos itens da agricultura familiar. Em 2018, nós atingimos o percentual de 115,99%. Outro resultado positivo, é a garantia de que os produtores abastecerão, por todo ano letivo dos alunos, com os produtos da Agricultura Familiar local, êxito que não é visto em todos os municípios. Este trabalho gera o empoderamento e valorização do homem do campo. Nós só temos o que comemorar”, afirma Vasconcelos.

Para 2019, a expectativa é que R$ 351.358,30 sejam investidos na aquisição de 39 itens da agricultura familiar. “Este investimento mostra nossa preocupação com o que é servido para nossos alunos. Com responsabilidade e acompanhamento nutricional, a merenda escolar tem tido cada vez mais qualidade e saúde, o que é mais importante”, ressalta, Simone Corrente, secretária de Educação de Alegre.

“Nós aumentamos em 50% a compra da agricultura familiar. Nos comprometemos em dar oportunidades para quem vive na roça, e estamos realizando o que está ao nosso alcance para que isso aconteça. Seja na manutenção das estradas rurais, seja no curso de capacitação, ou até mesmo no fortalecimento dos projetos das agroindústrias do município. Tudo para que o homem do campo permaneça no campo, acredite no valor de seu trabalho e cresça colhendo os frutos de seu trabalho”, frisa o prefeito municipal, José Guilherme, ao ressaltar todo o trabalho que tem sido realizado em Alegre para a consolidação de políticas que se perpetuem para o homem do campo.

Todo o acompanhamento e monitoramento das entregas nas escolas é realizado pela Secretaria de Educação, que planeja e executa um cronograma rigoroso para que os itens da agricultura familiar não faltem na merenda escolar.