Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

RONILSON ASSIS - Secretário Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Prefeitura de Alegre incentiva agricultores familiares através de visitas técnicas

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

Com o objetivo de incentivar os agricultores familiares de Alegre, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural tem realizado diversas visitas técnicas para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos agricultores. As visitas são acompanhadas pelo secretário municipal, Ronilson Assis, a economista doméstica que auxilia na criação e fomento dos projetos, Alessandra Vasconcelos e pelo veterinário do município, Jean de Souza Gualberto.

As visitas reforçam todos os trabalhos que são desenvolvidos pela Prefeitura de Alegre para apoiar os agricultores a investir em novos negócios. Para o secretário, “as visitas reforçam todo investimento em capacitação e formalização das associações. Além disso, as visitas aproximam o Poder Público do pequeno produtor. Este estreitamento de relacionamento fortalece a agricultura familiar”.

Na última semana, três agroindústrias foram visitadas pela equipe, e uma delas, ainda em fase de registro no serviço de inspeção, está sendo acompanhada pela secretaria. O produtor Djalma Garcia Vargas, está em fase de construção do local onde será trabalhado produtos de derivados do leite como, queijo frescal, queijos recheados com goiabada e nutela, queijos temperados entre outros.

“Do começo do projeto até aqui tudo é uma imensa conquista para nós e para os produtores. Este trabalho pode mudar a realidade deles, então, nosso empenho é facilitar e apoiar as novas iniciativas”, garante Alessandra Vasconcelos, economista doméstica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e que auxilia no desenvolvimento dos projetos de formalização das agroindústrias familiares e atua diretamente nas ações de fortalecimento da Feira da Agricultura Familiar de Alegre.

Alessandra também explica que todo produtor pode receber o atendimento, mas orienta para que os mesmos estejam com o Talão do Produtor em dia e emita suas notas fiscais.