Unidade Central de Controle Interno

KÁSSIO VALADARES AMORIM - Coordenador Geral do Sistema de Controle Interno do Município

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 21, sala 210, Centro, Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

CNPJ: 27.174.101/0001-35

Informações sobre Atendimento: De Segunda à Sexta das 08:00 às 11:00 horas / 13:00 às 17:00 horas

Contato: KASSIO VALADARES AMORIM

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fixo(s): Não Disponível

Celular(es): Não Disponível

Fax: Não Disponível

Competências: O Controle Interno do Município de Alegre compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotados pela administração para salvaguardar os ativos, desenvolver a eficiência nas operações, avaliar o cumprimento dos programas, objetivos, metas e orçamentos e das políticas administrativas prescritas, verificar a exatidão e a fidelidade das informações e assegurar o cumprimento da Lei.

São responsabilidades da Unidade Central de Controle Interno as referidas no artigo 7º, além daquelas dispostas no art. 74 da Constituição Federal e art. 76 da Constituição Estadual, bem como as previstas no art. 5º da Lei Municipal nº 3.289/2013.

Setores vinculados à UCCI: Ouvidoria Municipal (Lei Municipal nº 3.455/2017).

Fonte: Lei Municipal nº 3.289/2013 <disponível em: https://www.alegre.es.leg.br/>

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Prefeitura de Alegre institui canal oficial de Ouvidoria no município

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Unidade Central de Controle Interno

Instituído através da Lei Ordinária Municipal nº 3.455/2017 a Ouvidoria do município é uma realidade. Através do Termo de Adesão celebrado com o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, o município terá, a partir de agora, mais agilidade nos atendimentos que serão prestados a comunidade por meio do site da Prefeitura – www.alegre.es.gov.br.

O e-Ouv é um canal integrado para encaminhamento de manifestações – denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Por meio da plataforma, ao realizar cadastro, pessoas físicas ou jurídicas podem criar um perfil, fazer login e ter acesso ao histórico de todas as manifestações para consulta. O cadastro é opcional.

“Manter o diálogo com a comunidade é o nosso principal objetivo. Nós não fazemos este governo sozinhos. Precisamos ouvir o que a comunidade tem a dizer, só assim estaremos promovendo a melhoria nos serviços prestados à população”, avalia o prefeito municipal, José Guilherme, sobre a implementação do serviço.

Além do e-Ouv, a Prefeitura de Alegre também manterá os demais canais de atendimento já existentes com a população, como o site e as páginas oficiais nas redes sociais. “Esta é a primeira vez que o serviço é instituído e legitimado através da nomeação do Ouvidor. O atendimento, por enquanto, será feito somente on-line. Mas estamos estudamos uma maneira de implantar o serviço telefônico e presencial no município”, conclui o secretário municipal de Administração, Luis Guilherme Dutra.

Compete à Ouvidoria:

·         Receber sugestões, solicitações, reclamações ou denúncias do cidadão, sobre os serviços prestados pelo Poder Executivo de Alegre (ES), respeitando os interesses individuais e coletivos legalmente assegurados;

·         Informar ao cidadão, sobre o recebimento de sua reivindicação ou mensagem;

·         Colher os dados do solicitante e as informações pertinentes;

·         Garantir ao cidadão o acompanhamento das informações de seu interesse, por meio do protocolo de informações, para acesso à tramitação interna da sua reivindicação ou denúncia;

·         Encaminhar, obrigatoriamente, a reivindicação via protocolo eletrônico às Secretarias e Órgãos Municipais obedecendo, preferencialmente, a ordem de entrada;

·         Encaminhar, em caso de urgência, via memorando ao Gabinete ou à Secretaria para suas devidas providências e, extraordinariamente, estabelecendo prazo para atendimento da solicitação ou justificar, por escrito, sobre possíveis dificuldades para o devido e escorreito esclarecimento ou as providências adotadas;

·         Acompanhar o atendimento para assegurar que a manifestação do cidadão receba atendimento ágil e prioritário da Secretaria e Órgão pertinente;

·         Ouvir a outra parte envolvida, quando necessário, para ter melhor conhecimento do fato ocorrido;

·         Visitar, quando necessário, o local ou o serviço onde o fato ocorreu;

·         Garantir que as reivindicações ou mensagens com solicitações de informações técnicas sejam respondidas pela Secretaria responsável, que enviará a resposta para a Ouvidoria, que enviará como anexo ao solicitante;

·         Responder ao solicitante, após o cumprimento do prazo definido no Art. 14 as sugestões, solicitações, reclamações e denúncias, em até 5 (cinco) dias úteis;

·         Justificar a exceção ao cumprimento do prazo estipulado no inciso XI, por escrito, ao cidadão;

·         Manter permanente diálogo com o cidadão, por meio do sistema de atendimento e comunicação;

·         Registrar e apurar as reclamações ou denúncias encaminhadas pelo cidadão, devidamente identificado;

·         Desenvolver ações de formação e informação do cidadão, para o exercício da crítica, por meio do canal da Ouvidoria no portal da Prefeitura de Alegre, bem como dos programas de rádio e TV do Município, se houver;

Compete especificamente ao Ouvidor:

·         Reportar-se diretamente ao Prefeito, Secretários e Órgãos, por meio de reuniões de avaliação;

·         Elaborar relatórios estatísticos e analíticos, sobre os resultados do monitoramento das opiniões expressas pelos cidadãos, sendo os primeiros, referentes às quantificações das manifestações recebidas e os segundos, referentes ao exame da adequação do atendimento em relação à legislação e ao planejamento estratégico e organizacional, nas questões referidas pelos cidadãos;

·         Elaborar relatórios anuais com indicadores sobre as críticas do cidadão e o nível de solução das Secretarias e Órgãos, para as reclamações registradas na Ouvidoria;

·         Impedir que os relatórios contenham opiniões pessoais e assegurar que eles se restrinjam à análise das adequações do que é oferecido ao público;

·         Realizar, com a Controladoria Geral do Município, o planejamento anual das atividades da Ouvidoria, com avaliações continuadas e participativas;

·         Manter postura cooperativa e fluência na comunicação interna com as Secretarias e Órgãos, em benefício dos encaminhamentos em que esteja envolvida a opinião do cidadão;

·         Promover o diálogo com o cidadão, por meio do sistema de comunicação da Prefeitura ou atendimentos presenciais;

·         Organizar a memória histórica da Ouvidoria.