“Alegre em Ação”: Retomada do desenvolvimento

Vai ser difícil para as 2.324 pessoas, de 535 famílias alegrenses, se esquecerem do temporal que atingiu a cidade nos dias 22 e 23 de março.

Assim como as chuvas de fevereiro de 2022 e de dezembro de 2023, que deixaram milhões em prejuízos e transtornos generalizados, o temporal mais recente também será superado e pertencerá à categoria das águas passadas, em todos os sentidos.

Essa projeção da volta por cima deu o tom do Programa “Alegre em Ação, com o Prefeito Nirrô Emerick”, transmitido dos estúdios da Rádio Fama Alegre FM, na quarta-feira (10).

Prefeito de Alegre, Nirrô Emerick. Foto: SCOS.

O momento emergencialmente crítico passou. A vida e a segurança da população foram restabelecidas. Os estragos foram dimensionados e a cidade inteira arregaçou as mangas para encarar o desafio da reconstrução, contando com os recursos disponíveis e com os que chegaram prontamente, devido à solidariedade de voluntários e parceiros.

A ajuda de R$ 3,5 mil para as pessoas de baixa renda se restabelecerem está prestes a chegar, já que o Governo Estadual vai liberar o Cartão Reconstrução em breve, assim que os municípios concluírem a listagem das famílias que terão direito ao auxílio.

O próximo passo deve ser a distribuição dos R$ 743 milhões, solicitados ao Governo Federal, pelo governador Renato Casagrande, para obras estruturais nas 13 cidades atingidas no sul capixaba.

O próprio governador Casagrande definiu a situação como “um cenário de Guerra”, quando esteve em Mimoso do Sul, onde 18 pessoas morreram.

Tirar da lembrança a situação calamitosa em que as 13 cidades Sul do Espírito Santo ficaram, por causa dessas trágicas 24 horas, de fato, será difícil.

A recuperação plena também apresentará dificuldades e desafios.

O Programa “Alegre em Ação”, transmitido 18 dias depois da tragédia, simboliza que o impulso da vontade alegrense de se superar e se desenvolver não foi abalado pelo temporal.

Confira os destaques que projetam as expectativas de um amanhã de inovador e de desenvolvimento, que já pode ser visto, pois o futuro também acontece enquanto é semeado.

Desenvolvimento rural

O trabalho continua

A Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural (SEDER) ainda realiza uma série de intervenções para normalizar as estradas e acessos nas localidades rurais, que foram prejudicados pelas chuvas,

Nirrô Emerick na Rádio Fama Alegre FM. Foto: SCOS.

No relatório, enviado ao Governo do Estado na última semana, constavam 18 imóveis interditados na sede do município, dois no distrito de Rive e outro no Distrito de Café.

Os estragos incluem mais de 6 mil metros quadrados de ruas, 45 quilômetros de estradas rurais e 543 imóveis danificados e 26 pontes destruídas.

O prefeito Nirrô Emerick listou algumas das principais, como por exemplo, o patrolamento e encaibramento, realizados no distrito do Café e o trabalho de carregadeira em pontos ainda críticos do Distrito de Celina.

Na Lagoa Seca, uma escavadeira ainda trabalha desobstruindo estradas. Na região de São Luís, ocorre o trabalho com retroescavadeira e carregadeira.

Anutiba completa a lista de regiões em que a SEDER permanece atuando, por causa das chuvas dos dias 22 e 23 de março.

Arranjos Produtivos

Retomando o cronograma de aprimoramento das vocações agropecuárias de Alegre, a SEDER realiza, no próximo dia 18, um “Dia de Campo” sobre cafeicultura no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

O evento faz parte do projeto “Arranjo Produtivo”, uma parceria do município com a Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que disponibiliza  assessoria nas áreas administrativa, tecnológica e parlamentar.

Alegre é apoiada pela Casa dos Munícipios, desde 2023. Foto: ADERES.

A Casa dos Municípios, criada em 2023, visa aproximar o Legislativo estadual das prefeituras e câmaras de vereadores. Alegre é uma das 18 cidades, que iniciaram esta parceria.

Exposul Rural

A Feira Exposul Rural foi realizada entre os últimos dias 4 e 7 de abril, no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim.

Produtores rurais de Alegre estiveram presentes, participando do eventos do Parque de Exposições da cidade.

Exposul Rural  é uma realização da Prefeitura de Cachoeiro em parceria com o Sindicato Rural do Município. Foto: Divulgação.

A participação dos produtores alegrenses  foi por meio de inscrição na Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

A Prefeitura de Alegre não enviou nenhum representante oficial, pois o município ainda precisava da presença dos servidores, por conta do efeitos do temporal.

Cobertura da Feira da Agricultura Familiar e novo local

O espaço original da Feira da Agricultura Familiar, na Rua Major Quintino, ao lado do Pronto-Atendimento Municipal, está recebendo as obras de cobertura, no valor de R$ 2,5 milhões.

A expectativa é que da Secretaria Executiva de Obras, Saneamento e Serviços Urbanos (SEOSU), em oitos meses o trabalho seja concluído.

Obras de cobertura da Feira da Agricultura Familiar devem durar oito meses. Foto: Victor Guerra/SCOS.

Por isso, desde o dia 15 de março, a feira passou a funcionar na Rua Oscar de Almeida, no Centro, atrás do INSS, até que as obras sejam entregues. A feira agora funciona só às sextas-feiras, sempre a partir das 16h.

Feira funciona provisoriamente em outro local. Foto: SEDER.

Antes da mudança para o local provisório, a Feira do Agricultor também funcionava às terças-feiras.

Assistência Social e Direitos Humanos

Cartão Reconstrução

Desde a último dia 28 de março, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADSH) está realizando um mutirão, no Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS), para ajudar às pessoas que perderam seus documentos, no temporal dos dias 22 e 23, a emitirem a segunda via.

O auxílio teve um valor reajustado para R$ 3,5 mil. Foto: Governo/ES.