Alerta: Alegre é a 11ª cidade com mais casos de dengue no ES em 2024

O Espírito Santo fechou o ano de 2023 com a maior incidência de dengue do País.  De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 191.131 casos no ano passado. Número quase dez vezes maior que os 20.929 registrados em 2022.

Tabela com números da Dengue por estado, em 2023. Arte: Reprodução.

Alegre havia terminado 2023 entre as cidades com baixa incidência. Foram 76 casos notificados nas últimas quatro semanas do ano passado, colocando a cidade na 44ª colocação.

Segundo o boletim epidemiológico da Sesa, divulgado no último dia 22, Alegre se posiciona como a 11ª cidade com maiores índices da doença no Estado, entre os municípios com incidência alta.

Entre 11 e 17 de fevereiro, foram 386 registros.

O total de notificações em quatro semanas chegou a 1044 casos. No boletim anterior, o número relativo à quatro semanas foi de 693,91 por 100 mil habitantes.

Arte: SCOS.

Os municípios são classificados como de baixa incidência quando registram abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes. Já a incidência moderada corresponde ao total de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes e a alta incidência significa que a cidade teve mais de 300 casos por 100 mil. habitantes.

Ações integradas pra frear o avanço da dengue

Os números são preocupantes e a Prefeitura de Alegre, por meio da Vigilância em Saúde, da Secretaria Executiva de Saúde (SESA), tem adotado uma série de medidas para conscientizar a população do seu papel na diminuição da transmissão dessa doença que pode levar à morte.

Profissionais da Saúde e Educação de Alegre. Foto: Divulgação.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Maria do Carmo da Costa Machado, a Superintendente de Educação a Rejane Nogueira dos Santos Fosse e a responsável Técnica Pedagógica da Secretaria Executiva de Educação (SEED),  Adriana Pires Aguiar Machado, se reuniram para tratar de uma parceria nos desenvolvimentos de ações para o combate do mosquito Aedes Aegypti.

O Público Alvo são todos os alunos da Educação Infantil e o todos os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e a comunidade escolar

“ Tendo em vista o surto de dengue em nossa cidade, acredita-se na necessidade de informar nossos alunos sobre a doença, qual sua forma de prevenção e com isso sensibilizar a comunidade escolar e familiar para uma mudança de atitude que leva a diminuição da proliferação do mosquito Aedes Aegypt”, disse a Diretora da Vigilância em Saúde.

Entre as estratégias de combate à Dengue que serão trabalhadas com os estudantes para sensibilizá-los a atuarem no combate ao mosquito transmissor, estão pr meio de leituras informativas; rodas de conversa; atividades lúdicas ede escrita escrita entre outros.

Carro fumacê, que atua no serviço antivetorial, em Alegre, Foto: SCOS.

“A Prefeitura Municipal de Alegre solicita à população que se mantenha atenta e adote medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A colaboração de todos é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da população”, completou.

Orientações de combate ao mosquito

No último dia 15, as equipes da Vigilância em Saúde também fizeram uma transmissão ao vivo, esclarecendo dúvidas e reforçando as orientações para a população, como:

• Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
Câmara Municipal de Perdigão - Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e  controle da Dengue, Chikungunya e Zika.
População pode ajudar, eliminando focos do mosquito transmissor. Foto: Reprodução.
Sintomas: Procure atendimento

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dores nas articulações.

Em caso de suspeita de dengue é indicado procurar o médico porque alguns sinais de gravidade só são vistos em exames de sangue, como o hemograma.

Sintomas mais comuns da Dengue. Arte: Reprodução Internet.

Vale lembrar que outras doenças transmitidas pelo aedes também crescem no ES.

Em 2024, foram notificados 774 casos de chikungunya no Espírito Santo, com nenhuma morte. 233 casos apenas entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro.

Vacina disponível em 23 cidade do ES

O Espírito Santo recebeu, na última quinta-feira (22), a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11 anos em municípios elencados pelo Ministério da Saúde.

Serão 58.530 doses de vacina a serem distribuídas para 23 cidades que compõem a Região Metropolitana de Saúde – conforme Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa).

Entenda como funciona a vacina contra dengue ofertada pelo SUS — Agência Gov
Vacina contra a Dengye. Foto: Agência Brasil.

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu.