“Alegre em Ação”: Inovação e alerta para o avanço da Dengue

O programa “Alegre em Ação”, desta quinta-feira (22), contou com a participação de representantes do Sebrae e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Comandado pelo vice-prefeito, Silvani Monteiro Corrente, o programa destacou o Workshop de Estruturação do Ecossistema Local de Inovação.

O evento é realizado nesta quinta-feira (22) pela Secretaria de Administração (SEAD) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), em parceria com a Prefeitura de Guaçuí.

O aumento nos casos de Dengue, os últimos dias para concorrer a mais de 35 vagas de estágio e emprego, o Campeonato de Futebol de Veteranos além das principais informações da Saúde, Cultura e o , e o andamento de obras importantes da cidade estão entre os destaques.

Os ouvintes também mandaram suas perguntas para que o vice-prefeito pudesse esclarecer.

O Programa “Alegre em Ação” é transmitido pela rádio Fama Alegre FM e está disponível nas redes oficias da Prefeitura de Alegre.

Confira em detalhes os destaques e saiba também a respeito das informações que, devido ao tempo do programa, não foram ao ar.

Alegre se destaca no tema Inovação

O Superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Alegre, Willian Faian, a Coordenadora do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae,  Juliana Castro, o Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPV/UFES) Samuel Assis Gerente Regional do Sebrae, Anderson Baptista estiveram nos estúdios da Rádio Fama.

Os convidados falaram sobre o Workshop de Estruturação do Ecossistema Local de Inovação: Conectando Empreendedores e Academia e o Setor Público, que acontece nesta quinta-feira (22).

O evento será na Associação Comercial de Alegre (ACISA) e contará com palestras, painéis de discussão, atividades práticas, que serão realizadas entre 13h30 e 17h30.

Eles explicaram que o trabalho de estruturação do Ecossistema de Inovação começou em 2022, com objetivo de criar uma rede de colaboração entre setor privado, academia e setor produtivo, em parceria com diversos agentes externos.

Será lançando em breve, o Programa Municipal de pré-aceleração e aceleração para empresas inovadoras e empreendedores locais da Economia Criativa.

Aumento nos casos de Dengue preocupa

O Governador Renato Casagrande decretou estado de emergência devido ao aumento do número de casos de Dengue e solicitou a população para ajudar o município, identificando focos e ajudando na prevenção.

O pedido foi reforçado pelo vice-prefeito de Alegre, que fez um apelo para que a população contribua na eliminação dos focos do mosquito.

Silvani ressaltou que os hospitais já operam no limite da capacidade e alertou sobre a possibilidade de um pico nos números de casos, nos próximos meses.

Prestação de Contas da Saúde em Audiência Pública

A Secretaria Executiva de Saúde (SESA), realiza na próxima quarta-feira (28), uma Audiência Pública de Prestação de Contas, relativa aos últimos quatro meses de 2023.

Por meio das audiências públicas, a população pode conferir se as metas estabelecidas foram alcançadas e quais os desafios a cidade precisa superar.

Além de representar a transparência dos gastos da gestão e o cumprimento da Lei Complementar 141/2021, a prestação de contas significa uma ampla oportunidade, para a população conferir se as metas estabelecidas foram alcançadas e quais os desafios a cidade precisa superar.

Último dia para vagas de estágio e Cuidador Escolar

Estudantes do Ensino Superior e Médio e candidatos ao cargo de Cuidador Escolar têm até sexta-feira (23) para disputarem às vagas oferecidas pela Secretaria Executiva de Educação (SEED) e pela Secretaria Executiva de Administração (SEAD).

Penúltimo dia de inscrições para estágio e Cuidador Escolar. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Os candidatos devem realizar as inscrições que começaram a quinta-feira (23), no prédio da Prefeitura Municipal, no Parque Getúlio Vargas, entre 8h às 11h e 13h30 às 16h, nesta quinta-feira (22) sexta-feira (23).

Os interessados em disputar às 23 vagas de estágio devem ter idade mínima de 17 anos.

Para concorrer à vaga de Cuidador Escolar, é necessário ter o Ensino Médio completo e certificação no Curso de Cuidador Escolar.

Campeonato de Veteranos em Rive começa no sábado (24)
Arte: SCOS.

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2024 de veteranos terá seis equipe e é promovido pela Prefeitura Municipal de Alegre, em parceria com o Rive Atlético Clube e com apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar.

As equipes do Clério Moulin, Feliz Lembrança, Muniz Freire, Oriente, Rive AC e Vila Nova entrarão em campo para disputar quem são os melhores veteranos do futebol da região.

Efeitos da chuva

Ouvintes enviaram reclamações sobre a estrada de Baixo Horizonte, que segundo eles, está cheia de lama, representando dificuldade para quem deseja passar pelo local e sobre uma árvore tombada na beira da pista no Distrito de Café.

Sobre a primeira reclamação, o vice-prefeito afirmou que fará o máximo possível para amenizar o transtorno. Segundo ele, uma solução concreta depende da estiagem.