Cardápio da alimentação escolar disponível on-line

As aulas começaram nesta segunda-feira (5) para mais de 2.500 crianças matriculadas na Rede Municipal. O Programa da Alimentação Escolar é uma das prioridades da Prefeitura de Alegre e tem se tornado referência no compromisso de oferecer uma nutrição saudável, atrativa e variada.

Dentre as ações da Secretaria Executiva de Educação (SEED), direcionadas para promover a Saúde Alimentar das crianças e envolver as famílias, neste aspecto fundamental do processo de ensino, a equipe da Coordenação Nutricional disponibiliza o cardápio completo das refeições diárias servidas para os alunos.

A equipe, formada por três nutricionistas, atua em conjunto com as gestões escolares e as 18 merendeiras que servem aproximadamente 10 mil refeições diárias, nas 16 unidades municipais de ensino.

As merendeiras passam por capacitações periódicas, como a que foi realizada na última semana, pela Sala do Empreendedor e que contou com a equipe de nutricionistas e com uma consultora do Sebrae-ES.

LEA TAMBÉM: Capacitação nutricional e de Desenvolvimento para merendeiras da cidade

As próximas capacitações também devem incluir pais, professores e gestores escolares, com o intuito de consolidar a cultura da alimentação saudável, livre do açúcar e de alimentos ultraprocessados.

O cardápio da Pré-Escola e do Ensino Fundamental, com opções para as crianças que possuem restrição ao consumo de lactose, já estão disponíveis no Portal da Transparência Municipal.

Alimentação, Educação, Transparência e Desenvolvimento

A Secretaria Executiva de Educação (SEED) destaca que a divulgação do cardápio também é um mecanismo de fiscalização, promovendo o controle com relação aos gastos e à qualidade da alimentação ofertada.

Por isso, os esforços da Prefeitura integram equipes de diferentes setores da gestão, além da Educação como o setor de compras, de logística, Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural.

Alegre é uma das únicas cidades do Estado, em que 100% dos produtos agrícolas utilizados nas escolas é proveniente da agricultura familiar local.

Conselho de Alimentação Escolar – CAE
Posse dos membros do Conselho de Alimentação Escolar, em novembro de 2022. Foto: SCOS

A cidade também conta com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), responsável por monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos destinados à alimentação escolar e o cumprimento das diretrizes e objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O órgão é composto por 14 membros, sendo 7 titulares e 7 suplentes, representantes do poder executivo, profissionais da área da Educação, pais de alunos e da sociedade civil.

Você pode conferir quem são os membros que compõem o Conselho Municipal de Alimentação Escolar e os detalhes de suas atribuições, clicando AQUI.

Serviço: Cardápio da Merenda Escolar da Rede Municipal de Alegre
  • Veja o Cardápio Escolar 2024 das Creches, clicando AQUI.
  • Veja o Cardápio Escolar 2024 da Pré-Escola e Ensino Fundamental, clicando AQUI.
Dúvidas e orientação

Qualquer  assunto relacionado ao ensino municipal de Alegre, busque orientação na Unidade de Ensino mais próxima.

Clique AQUI, para localizar os endereços.

O cidadão também pode entrar em contato com a Superintendência de Educação ligando para o número (28) 3300-0105 ou enviando um e-mail para o endereço: educacao@alegre.gov.br