Biblioteca de Alegre é um convite para a cultura e o conhecimento

“Os livros são objetos transcendentes, mas podemos amá-los do amor táctil”. Este trecho da música “Livros”, de Caetano Veloso, denota o significado potencial do hábito da leitura.

O autor se refere à transcendência, mas evidencia que os livros precisam ser alcançados para que possam atingir o seu poder de ampliar horizontes e iluminar de conhecimento a mente de qualquer leitor.

No dia 14 de fevereiro foi comemorado o Dia Internacional da Doação de Livros.

A data não podia deixar de ser lembrada, afinal, a Biblioteca Municipal “Professora Therezinha Henrique Campos” é justamente onde as pessoas da cidade podem ter uma infinidade de títulos ao alcance das mãos.

Foto: Gabriel Lemes.

O espaço é aberto ao público, com um acervo diversificado, contendo exemplares que vão desde os grandes clássicos da Filosofia e da Literatura mundiais aos livros infanto-juvenis, passando pela Literatura Capixaba e por muitos outros gêneros literários, além das opções disponíveis para doação.

A equipe de reportagem da Superintendência de Comunicação Social (SCOS) esteve no local amplo e espaçoso, localizado no centro da cidade, onde os visitantes podem efetuar o seu cadastro e, se quiserem, levar um exemplar para casa por até 10 dias, segundo informou a servidora municipal Camila Pirovani Rosa.

Cadastro

Para se cadastrar, basta apresentar o documento de identificação com foto, CPF e o Comprovante de Residência.

Servidora Municipal, Camila Pirovani Rosa Foto: Gabriel Lemes.

“Quem preferir, pode fazer seus estudos na própria biblioteca, que também conta com computadores que podem ser usados para complementar a pesquisa ou buscar referências, além de material em braile e muitas outras publicações”, comentou Camila.

O local também recebe as doações livros. A servidora explicou que a biblioteca dá preferências aos exemplares em boas condições, sem danos ou rasuras.

“Qualquer gênero literário é bem-vindo. Recomendamos aos que pretendem doar, que evitem trazer livros didáticos, escolares ou apostilas. A gente faz uma triagem, para catalogar os exemplares ou direcionar para doações”, orientou.

Literatura, música e arte

A estrutura do prédio também conta com um teatro. O local também é usado como um Espaço Cultural, onde se realizam peças teatrais, apresentações diversas, oficinas, apresentações musicais e muito mais.

O Diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SECUTE) Klaus Madeira Valadares é um os responsáveis pela Biblioteca e falou sobre os benefícios da leitura.

Foto: Gabriel Lemes.

“A SECUTE vê como prioridade o incentivo à leitura. Por isso, temos essa estrutura privilegiada. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa. Além de proporcionar conhecimento diversificado sobre vários assuntos, a leitura desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita, muito necessária na vida acadêmica e profissional”, enumerou.

Programação

Na programação prevista para os próximos meses, o Diretor de Cultura antecipou que haverá apresentações duas apresentações teatrais.

No próximo dia 2, estreia do espetáculo CARNE VIVA, do grupo Caparaó de Teatro.

Já no dia 23 de março acontece a 7ª Noite de Esquetes, do Grupo Estação 13 de Teatro. Haverá música ao vivo com Gustavo Oliveira, além de sorteio de brindes, para marcar a comemoração dos sete anos do grupo alegrense do distrito de Celina.

“Precisamos que mais pessoas conheçam à nossa estrutura e as possibilidade oferecidas. Aqui é mais que uma biblioteca. É um espaço cultural à disposição de todos aqueles que queiram colaborar ou participar de algum projeto de cultura, de arte. O hábito da leitura precisa ser estimulado fora das escolas também. Aqui, estamos à disposição dos professores, alunos, universitários. Ideias são sempre bem vindas”, finalizou.

Foto: Gabriel Lemes.
Serviço: Biblioteca Municipal “Professora Therezinha Henrique Campos”
  • Endereço: R. Waldemar Costa Navega, 198, Centro, (ao lado da Escola Professor Lellis).
  • Atendimento: Segunda à Sexta-Feira 07h30 às 11h30 horas e de 13h às 17h. horas.
  • Telefone: (28) 3300-0100.