Workshop vai reunir agentes da Inovação em Alegre nesta quinta-feira (22)

O Workshop de Estruturação do Ecossistema Local de Inovação: Conectando Empreendedores e Academia e o Setor Público acontece nesta quinta-feira (22).

A Prefeitura de Alegre, por meio da Secretaria de Administração (SEAD) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), em parceria com a Prefeitura de Guaçuí realizam o workshop.

O evento será realizado na Associação Comercial de Alegre (ACISA) e contará com palestras, painéis de discussão, atividades práticas, que serão realizadas entre 13h30 e 17h30.

O Superintendente de Meio Ambiente e Coordenador de Inovação da Prefeitura de Alegre, William Fardini Faian, garante que o workshop será uma verdadeira jornada de aprendizado e networking.

Na região do Caparaó, Alegre e Guaçuí serão atendidas pelo SEBRAE no planejamento do Ecossistema Local de Inovação.

“Inicialmente iremos fazer uma breve explicação da metodologia, do que é um Ecossistema e da importância da participação dos atores. Em seguida, iremos apresentar e validar os setores definidos após análise feita pelo Sebrae”, detalhou.

Arte: SCOS.

“Após validação dos setores prioritários, iremos apresentar o nível de maturidade encontrado através das entrevistas realizadas com os atores e dividir os participantes em cinco grupos, que irão validar cada uma das 6 vertentes com suas 17 integrantes”, completou.

Setores da sociedade unidos

O trabalho de estruturação do Ecossistema de Inovação começou em 2022, com objetivo de criar uma rede de colaboração entre setor privado, academia e setor produtivo, em parceria com diversos agentes externos como o Sebrae e Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Estado do Espírito Santo (Secti), além diversos outros atores que vem contribuindo para essa importante iniciativa se concretizar.

Projeto Polo de Inovação – Prefeitura Municipal de Alegre
Equipe da Prefeitura Alegre em apresentação do Hub de inovação da FINDES, 2022. Foto: Semades.

“O ecossistema existe para gerar empresas inovadoras.  Assim o ecossistema deve prover ações para estimular o empreendedorismo, transformar ideais e projetos de pesquisa em soluções de mercado surgindo novas empresas e apoiar o crescimento dessas empresas e ajudá-las a serem competitivas”, explicou.

Lançamento

Ainda segundo Willian Faian, será lançando em breve, o Programa Municipal de pré aceleração e aceleração para empresas inovadoras e empreendedores locais da Economia Criativa.

“Também serão lançados os programas de pagamento de Bolsas de Pesquisas não reembolsáveis, para pesquisadores autuarem no surgimento de novas empresas de base tecnológica na região pagos com recursos que serão captados no Governo do Estado”, projetou.