“Alegre em Ação”: Nota de pesar, acesso digital, teatro, futebol e chuva

“Alegre em Ação”: Nota de pesar, acesso digital, teatro, futebol e chuva

O Programa “Alegre em Ação” desta semana começou com uma notícia triste. A Administração Municipal lamenta o falecimento de Cicero Viana Gomes, pai do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Renato Viana.

Desejando que Deus confortasse os familiares diante do difícil momento da perda, enaltecendo a memória do Senhor Cicinho, o prefeito Nirrô Emerick deu continuidade à transmissão, reforçando a necessidade da participação de todos da cidade no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Ele lembrou que Alegre está com índice considerado alto de incidência, na 11ª colocação, entre as cidade do Estado com mais casos para cada 1000 mil habitantes.

O Prefeito também destacou os mais de 50 serviços disponíveis para os cidadãos de forma fácil e rápida, por meio do Governo Digital. Nirrô também reforçou que as matrículas da Fafia continuam abertas para ingresso em 2024.

Prefeito Nirrô Emerick. Foto: SCOS.

A volta do Circuito da Feira do Empreendedor e a estreia do espetáculo teatral Carne Viva, na biblioteca da cidade foram destaques como opções de lazer do primeiro final de semana do mês, assim como o Campeonato de Futebol de Veteranos de Alegre, que entra em sua segunda rodada, com mais três jogos eletrizantes.

O Programa “Criança Feliz”, que atende crianças alegrenses de zero a seis anos desde 2022, também esteve entre os principais destaques.

Alerta para o risco de fortes chuvas, relatório de licenças ambientais emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) e, é claro, as perguntas dos ouvintes, fecharam mais esta edição do Programa Alegre em Ação, com o prefeito Nirrô Emerick, transmitido semanalmente pela Rádio Fama Alegre FM.

Confira os destaques:

Saúde

Combater os focos do mosquito é uma tarefa de todos
Foto: Reprodução.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado no último dia 22, Alegre se posiciona como a 11ª cidade com maiores índices da doença no Estado, entre os municípios com incidência alta.

Entre 11 e 17 de fevereiro, foram 386 registros.

A Vigilância em Saúde, da Secretaria Executiva de Saúde (SESA), tem adotado uma série de medidas para conscientizar a população do seu papel na diminuição da transmissão dessa doença que pode levar à morte.

No último dia 15, as equipes da Vigilância em Saúde também fizeram uma transmissão ao vivo, esclarecendo dúvidas e reforçando as orientações para a população.

Administração

Transparência, agilidade: e mais de 50 serviços ao alcance de um clique

Desde 2021, a gestão liderada por Nirrô Emerick, permite que a Prefeitura conte com um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

Além de ampliar a transparência e a segurança das informações de interesse público, o sistema permitiu acesso aos documentos instantaneamente por qualquer pessoa autorizada e de qualquer lugar, basta uma conexão à internet.

Página do Acesso Cidadão. Foto: SCOS.

Mais de 50 serviços oferecidos ao cidadão podem ser solicitados de maneira digital.

Da solicitação de poda de árvores aos requerimentos de Licenças Ambientais, passando pela solicitação do pagamento de Notas Fiscais até a abertura de empresas, o cidadão pode fazer digitalmente.

Além disso, todo os ofícios administrativos e internos podem ser feitos sem a necessidade de documentação física, o que representou uma economia muito grande papel.

Meio Ambiente

Licenças Ambientais não são só requisitos burocráticos  

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) iniciou o Projeto de Arborização Urbana “Plantando e Harmonizando o Ambiente” foram plantadas 22 mudas de Ipê-branco no Bairro Boa Fé.

Ao longo desta semana, o plantio espécies nativas floríferas continua nos principais acessos ao bairro.

Além disso, a SEMADES emitiu um relatório com as Licenças Ambientais emitidas na última semana.

Equipe da SEMADES realizando o plantio. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

São licenças e liberações para funcionamento de Posto de Combustível, para a Geração e Energia Elétrica nas zonas Rurais de Ibitirama, Araraí, Rive.

Assim como para barragens de Terra no Córregos Novo e Jerusalém e um cadastro para terraplanagem em Celina.

Nirrô Emerick ressaltou que as licenças são um importante instrumento que prevê condições para o estabelecimento de empreendimentos e atividades, de forma a tentar eliminar ou minimizar danos ao Meio Ambiente, garantindo desenvolvimento social e econômico da cidade, com sustentabilidade.

O conteúdo das autorizações está disponível no site oficial da Prefeitura. Para acessar a lista de Licenciamento Ambiental da cidade, clique AQUI.

Educação

FAFIA volta a crescer e convida para o crescimento

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA) ainda está aceitando matrículas. Segunda-feira (4) tem início o curso Técnico em Segurança do Trabalho. São 50 anos de atuação, que tornam a faculdade um verdadeiro patrimônio pedagógico, histórico e cultural da cidade.

A instituição firmou uma parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV) e será o polo da “Melhor Universidade Particular do Brasil”, por seis anos consecutivos, aleita pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Cultura

Biblioteca Municipal também é um espaço de arte e cultura

A arte da representação vai tomar conta de Alegre neste sábado (2), com a estreia do espetáculo Carne Viva, na Biblioteca Municipal “Professora Therezinha Henrique Campos”, às 20h.

Na peça, dirigida por Ribamar Ribeiro, os atores Danyel Sueth e Eliane Correia interpretam o texto original do próprio Sueth, “trazendo à tona as vivências dos personagens Tom e Helen”.

A produção é realizada pelo Grupo Teatral Caparaó com recursos do FUNCULTURA e tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secute).

Esporte

Veteranos mostram disposição de jovens atletas

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Veteranos teve início no último fim de semana.

Tabela do Campeonato. Arte: SCOS.

Quem acompanhou a primeira das três partidas da rodada de abertura, realizadas no campo Rive Atlético Clube, presenciou uma super goleada de 11 a zero da equipe Oriente, de Jerônimo Monteiro, em cima do time da comunidade de Feliz Lembrança.

A outra partida do sábado (24), entre o time do bairro Clério Moulin e o Vila Nova, terminou em três a dois para os “moulinenses”.

Encerrando a primeira rodada, na manhã de domingo (25) Rive e Muniz Freire empataram em um a um.

O campeonato continua no próximo sábado (2). O time de Feliz Lembrança enfrenta o Muniz Freire, às 13h. O time de Rive pega o Vila Nova, às 15h.

No domingo a partida é entre o embalado Oriente e a equipe de Clério Moulin, do artilheiro da competição.

Assistência Social

Garantia de todos os aspectos do desenvolvimento infantil

Visando assegurar que as famílias de Alegre tenham o suporte necessário para proporcionarem o desenvolvimento amplo e saudável da criançada de até seis anos de idade, a Secretaria Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) aderiu ao Programa do Governo Federal “Criança Feliz”.

Equipe que atua com crianças de zero a seis anos. Foto: SEASDH.

O trabalho iniciado na cidade em 2022, consiste na realização de visitas domiciliares para o acompanhamento familiar. As atividades acompanham crianças e gestantes moradores da sede e dos distritos de Café, Celina e Rive. A ideia é ampliar ainda mais os atendimentos. 

As visitas são feitas por profissionais capacitados para identificarem possíveis aspectos de vulnerabilidades, que depois orientam e fazem a articulação de encaminhamento para outros atendimentos dentro da rede socioassistencial da cidade.

A equipe realiza um trabalho também envolve profissionais de Saúde e Educação.

Obras

Parque de Exposições e cobertura da Feira da Agricultura Familiar

Ouvintes reclamaram das condições do banheiros do Parque de Exposição e do furto de lâmpadas, que é constante. Nirrô garantiu que até sexta-feira (1), uma equipe vai dar uma manutenção e limpeza nos banheiros, além de fazer a reposição das lâmpadas.

O Prefeito pediu o apoio das pessoas que frequentam o local, para que o preservem e para que denunciem as depredações. Se possível faça registros, pois as medidas cabíveis serão adotadas.

Na edição pré-Carnaval do programa, o Prefeito tinha dito em resposta a um ouvinte que, tanto a cobertura da arena do Parque de Exposições, quanto a Feira da Agricultura Familiar dependiam da finalização do prazo de oito dias úteis, que a empresa vencedora da licitação tinha para correções da proposta.

Imagem aérea da Feira da Agricultura Familiar. Foto: Victor Guerra/SCOS.

As obras de cobertura vão começar em março, primeiro pela Feira da Agricultura Familiar, que deve ter início já a partir deste final de semana. Lembrando que feira funciona todas as terças e sextas-feiras, a parir das 16h, na Rua Major Quintino, no centro de Alegre, ao lado do Pronto Atendimento Municipal (Pronto Socorro).

Estradas estaduais próximas da Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça. Foto: Reprodução.

Novamente os ouvintes enviaram perguntas sobre a condição de alguns trechos de vias estaduais que cortam Alegre, dessa vez nas proximidades da Cachoeira da Fumaça.

O Prefeito afirmou que equipes estiveram no local e os ajustes necessários foram definidos em reunião junto aos produtores rurais, o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e o Presidente da Câmara de Vereadores.

Porém, as chuvas de fevereiro atrasaram a programação. A previsão é de iniciar os serviços de reestruturação após o mês de março, que também é chuvoso. 

Chuvas

Alerta de chuva para toda a região nos próximos dias

Por falar em chuva, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para Alegre mais de 19 municípios capixabas a partir desta quinta-feira (29).

Alegre registrou a 2ª maior temperatura do Brasil, na quarta-feira (28). Foto: SCOD.

Alegre, que na quarta-feira (28) registrou a segunda maior temperatura do País, passando a casa dos 38 graus e mais 24 cidades, quase toda a região Sul, receberam Alerta Amarelo, que prevê chuvas de até 30 mm/h, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h.

Bom Jesus do Norte e São José do Calçado receberam o Alerta Laranja: considerado de maior risco que o amarelo, prevendo chuvas de até 60 mm/h, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h.

Apresenta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Pular para o conteúdo