“Alegre em Ação”: Semana da Mulher, ES 500 anos e Inovação

“Alegre em Ação”: Semana da Mulher, ES 500 anos e Inovação

O Programa “Alegre em Ação” da semana do Dia Internacional da Mulher começou fazendo menção aos quatro anos da Lei Municipal 3.557/2020, que instituiu a Política de Direitos da Mulher na cidade.

O Prefeito Nirrô Emerick deu continuidade ao programa, transmitido na manhã de quarta-feira (6), falando da capacitação dos Agentes de Saúde e de Controle de Endemias da cidade, concluída na última sexta-feira (29)

O estúdio da Rádio Fama FM recebeu representantes do Instituto Jones dos Santos Neves, que falaram sobre a Oficina Regional do Plano ES 500 ANOS da Microrregião Caparaó, do Programa ES em Ação, em parceria com o Governo do Estado.

O Prefeito falou do Campeonato de Futebol de Veteranos, que entra na terceira rodada no próximo fim de semana, no Distrito de Rive.

Licenças Ambientais emitidas e demais ações da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) também estiveram entre os destaques.

Oportunidades abertas de qualificação profissional, novidades no campo da Inovação, que vão tornar Alegre referência do tema em toda a região Sul, e as perguntas dos ouvintes finalizaram mais um Programa “Alegre em Ação, com Nirrô Emerick”.

Veja os destaques:

Dia Internacional da Mulher

Em março de 2020 foi sancionada a Lei 3.557, que criou a Política Municipal dos Direitos da Mulher em Alegre. Dentro da norma, foram incluídas a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

Foto: Reprodução.

Segundo Nirrô, ainda que Políticas nacionais e estaduais, como o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, o Plano Estadual de Políticas para Mulheres e o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, tracem as diretrizes de atuação, a eficácia das propostas depende da aplicação e abrangência destes dispositivos nos locais onde as pessoas vivem.

O Jornalismo da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura de Alegre (SCOS) produziu uma série de matérias especiais nesta semana do Dia Internacional da Mulher. Confira no site oficial.

“Mais Saúde com Agente”

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias, (ACE) da Secretaria Executiva de Saúde (SESA), se formaram no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, que faz parte do Programa “Mais Saúde com Agente”, do Governo Federal.

Atualmente, 70 ACS e 12 ACE trabalham 40 horas por semana no município, na “linha de frente” de Atenção à Saúde Primária.

Formatura de ACS e ACE de Alegre. Foto: Victor Guerra/SCOS.

Alegre aderiu ao Programa “Mais Saúde com Agente”, por meio do Fundo Municipal de Saúde, no início de fevereiro deste ano.

A formatura aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na última sexta-feira (29).

Espírito Santo 500 anos

O Coordenador de Geoprocessamento do Instituto Jones dos Santos Neves Pablo Jabour e o Superintendente do Programa ES em Ação, do Governo do Estado, Luciano Gollner, estiveram no programa para falar sobre a Oficina Regional do Plano ES 500 Anos, da Microrregião Caparaó, realizado na quarta-feira (6).

Coordenador do IJSN, Pablo Jabour e o Superintendente do Programa ES em Ação, Luciano Gollner. Foto: SCOS.

Eles reforçaram o convite para o evento que visa discutir a realidade da região, propondo possibilidades de explorar as potencialidades locais e apontar seus desafios.

A ideia é construir uma visão para 2035, quando a colonização do Espírito Santo completa os 500 anos.

Futebol de Veteranos

O Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos, que teve início no dia 24 de fevereiro, entrou na segunda rodada no último final de semana, com jogos no sábado (2) e domingo (3).

O Muniz Freire venceu o Feliz Lembrança por 4 a zero. Com gols de Rogério Paulúcio (2), Wagner Roberto e Paulo Sérgio.

Arte: SCOS.

O Vila Nova perdeu do Rive, que fez 4 a 1. Os gols foram de Mauro Wagner pelo Vila Nova. Rômulo Marques (3) e Eduardo Moreira, pelo Rive.

Clério Moulin O Oriente bateu por um gol a equipe de Clério Moulin, o autor foi Leandro A. Medeiros

A terceira rodada acontece no próximo fim de semana, com jogos entre Clério Moulin e Muniz Freire, no sábado (9) às 13h e Rive e Feliz Lembrança, às 15h.

No domingo (10), Vila Nova e Oriente fecham a terceira rodada, as 9h.

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 1

O Prefeito Nirrô Emerick mencionou a emissão da “Licença de Simplificada 03/2024”, para a utilização de um maquinário Secador de Café, no Distrito de Celina.

“A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) tem desempenhado ações e esforços para promover a agilidade na emissão de Licenças para atividade de Secagem de Café em todo o município”, informou.  

Na segunda-feira (4) e terça-feira (5), foram realizadas vistorias em Roseira, Jerusalém, Anutiba e Varjão do Norte.

“Estas licenças serão emitidas até a próxima semana, favorecendo principalmente os produtores rurais, que estão com o processo de colheita adiantado”, assegurou.

Ladrões invadem Secretaria de Meio Ambiente em Alegre » Jornal Dia a Dia ES
Sede da SEMADS. Foto: SCOS.

“Além disso, a SEMADS promove Capacitação com o Jurídico da Junta Comercial, com intuito de promover ações para a formalização de práticas de desburocratização na abertura de empresas em Alegre”, completou o prefeito, reforçando que já são 16  Análises de Viabilidades deferidas para aberturas de empresas este ano.

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 2

Também na última segunda-feira (4), uma reunião na Unidade de Conservação Laert Paiva Gama com a ONG ENACTUS, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) firmou parceria no Projeto Raízes.

SEMADS realiza plantio de reflorestamento. Foto: Gabriel Lemes: SCOS.

“O objetivo é promover a prática agroecológica, com a implantação da Horta Comunitária. O projeto será desenvolvido no Horto, com a comunidade Boa Fé, onde fica a Unidade de Conservação Ambiental”, explicou.

Ainda há vagas para Qualificação Profissional gratuita

Até o próximo sábado (9), estão abertas vagas gratuitas para cursos do SENAC de Informática para Jovens, de Montagem e Manutenção de Notebooks e de Criação de Websites

As inscrições podem ser feitas na Sala do Empreendedor, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), que fica na Rua Dr. Chacon, 212, Centro.

Evento de empreendedorismo Feminino, em 2023. Foto: SCOS.

A documentação necessária para inscrição é o CPF, o documento de Identificação com foto (RG ou Carteira de Trabalho) e o Comprovante de Escolaridade.

“Menores de idade devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais”, lembrou o prefeito.

Mais orientações podem ser obtidas pelos números (28) 99918-3451 e (28) 99995-8514 ou nos canais oficiais da Prefeitura de Alegre.

“Alegre será sinônimo de Inovação”

Nirrô também disse na transmissão que esteve na capital Vitóroa, no início da semana e participou dsa aula inaugural do Programa do Governo do Estado, Universidade Aberta, que oferece 4 mil vagas em instituições do Espírito Santo.

O Prefeito lamentou ter sido o único Prefeito no encontro, já que considera os tema da Qualificação Profissional e da formação acadêmica pontos chaves para o desenvolvimento das cidades capixabas.

Ele antecipou que Alegre vai receber em novembro outro grande evento na área de Inovação.

Para prefeito de Alegre, inovação é caminho sem volta - Aqui Notícias
Prefeito Nirrô Emerick em evento de Inovação da Secti, em Alegre. Foto: SCOS.

“Dentre especialista, autoridades e outras referências do setor está confirmada a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas. A SECTI tem sido uma grande parceira, reconhece nosso empenho e o evento vai marcar o período pelo qual atravessa a cidade, com uma gestão que busca ser sinônimo regional da Inovação”, comentou.

Perguntas dos ouvintes

Mercadorias e mesas nas calçadas

A primeira pergunta feita ao prefeito foi sobre o cumprimento de uma Lei Municipal, que proíbe a exposição de mercadorias sobre a calçada.

A ideia, a princípio, é diminuir esse tipo de prática dos comerciantes por meio do diálogo.

O Prefeito disse que final de 2023 foi a aprovado o novo Código de Posturas do município e que a gestão está buscando qualificação para os fiscais realizarem o trabalho de forma assertiva.

Prefeito Nirrô Emerick: Foto: SCOS.

“Não é simples mudar um padrão de comportamento que é quase cultural, mas nos próximos meses, certamente teremos diminuído esse problema do uso indevido das calçadas”, assegurou o Prefeito.

Ponto de ônibus em Celina

Nirrô também foi questionado sobre o ponto de ônibus na Fazenda Santa Rosa, em Celina.

“Estamos aguardando a confirmação de uma agenda com o Superintendente do  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já que as obras no trecho não dependem só da gestão municipal, mas da autorização do Dnit, além de parceiros na obtenção dos recursos”, explicou.

Buracos na Rua Clarinda Ferraz

O ouvinte questionou o prefeito sobre buracos nas ruas da cidade, em particular, na Rua Clarinda Ferraz, no bairro Cobrinha.

O prefeito disse que teve início na quarta-feira (5) uma operação tapa buraco nas vias públicas onde há asfalto. Ele reconheceu que onde ainda há falta de drenagem, e em alguns pontos de pavimentação antiga, a água da chuva tem aumentado o problema.

“Vamos finalizar esses recapeamentos em toda a cidade dentro de 15 dias”, disse Nirrô, que recomendou aos moradores entrarem em contato com Ouvidoria da prefeitura, em casos semelhantes, para que as equipes possam realizar os consertos.

Problemas de abastecimento de água no Cobrinha

Um morador afirmou que o abastecimento de água fica prejudicado em algumas partes do dia, no bairro Cobrinha.

O prefeito explicou que nas partes altas da cidade, como Cobrinha, Querosene e Campo de Aviação realmente há esse problema, por causa do excesso de consumo nas partes mais baixas da cidade, nos horários de pico.

“Este é um problema que só será totalmente resolvido com a construção de reservatórios pela SAAD. Já temos os projetos e até parte dos recursos, mas não é algo que se resolve da noite para o dia”, lamentou o Prefeito.

Quadra de esportes de Araraí

O ouvinte quis saber quando a quadra de esportes do Distrito de Araraí será inaugurada. 

O prefeito explicou que a obra, feita com recursos federais e contrapartida do município, já foi concluída.

Porém, só pode haver a inauguração depois da vistoria da Caixa Econômica, responsável pelo repasse e pela fiscalização da obra.

“Como o prazo do convênio encerra em abril, a vistoria não deve passar deste mês, mas aguardamos uma definição da Caixa Econômica”, explicou.

Processo Seletivo para Técnicos de Enfermagem

O ouvinte quer saber se há outro Processo Seletivo para Técnicos em Enfermagem.

SESA - Governo assina convênio para equipar Pronto-Socorro de Alegre
Pronto-Socorro de Alegre. Foto: SCOS. 

“Os contratos atuais têm validade de um ano. Os bons funcionários vão ser avaliados pelos gestores e seus contratos prorrogados. Os que tiveram um desempenho insatisfatório não devem continuar.  Precisamos saber se no Processo seletivo vigente, foi formado um banco de cadastro de reserva, para saber se é necessário a abertura de outra seleção”, disse.

Obras de Anutiba, falta de calçamento e problema no parquinho

O loteamento Zequinha, em Anutiba, está recebendo obras e o ouvinte quis saber quando serão concluídas. “Depende muito da estabilidade do tempo. Mas, entre 30 e 40 dias, a tão sonhada obra de drenagem será concluída”, garantiu.

O calçamento da comunidade de Sumidouro não foi totalmente concluído, segundo relatou um ouvinte.

Governado e comitiva, na inauguração de trecho da Rodovia ES-181, em Anutiba, julho de 2023. Foto: Governo do Estado.

O Prefeito explicou que os quase 20 metros que ficaram faltando, se devem ao fato de que o material cedido pelo Governo do Estado foi insuficiente para chegar até a parte do asfalto.

Emerick pediu um pouco mais de paciência e garantiu que vai solucionar tudo em dez dias, para que a comunidade tenha tranquilidade nos dias de chuva  

A última pergunta foi sobre o parquinho da Escola do Assentamento Floresta, que não pode ser utilizado pelas crianças por causa das condições, segundo uma moradora.

O Prefeito vai pedir para que a manutenção seja incluída na programação da próxima semana da Secretaria Executiva de Obras, Saneamento e Serviços Urbanos  (SEOSU).

Desenvolvimento Econômico

O prefeito finalizou o Programa desta semana falando sobre as parcerias que estão colocando a cidade no eixo do desenvolvimento.

 “Em dois anos, seremos a cidade que mais vai gerar emprego. Já são nove as pequenas centrais hidrelétricas em estado avançado de implantação. Serão mais de R$ 200 milhões de investimento”, disse.

Prefeito Nirrô Emerick, na formatura dos Agentes de Saúde, março de 2024. Foto: Victor Guerra/SCOS.

Nirrô também afirmou estar buscado empresas para se instalarem em Alegre, dando suporte para que os trâmites fiscais e ambientais sejam executados em tempo recorde.

“Todas as empresas que quiserem vir para alegre, serão bem recebidas. Temos trabalhado muito pela transparência, pela desburocratização e empenhados no Programa de Inovação, que vai resultar na possibilidade de produzirmos muito, ainda que em pequenos espaços. Nosso trabalho tem como ferramentas o diálogo e o respeito, tanto com os empresários, como com o Estado, o Governo Federal e com a população alegrense”, concluiu.

Pular para o conteúdo