Agentes concluem Curso Técnico de Combate à Endemias

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias, (ACE) da Secretaria Executiva de Saúde (SESA), se formaram no curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, que faz parte do Programa “Mais Saúde com Agente”, do Governo Federal.

Atualmente, 70 ACS e 12 ACE trabalham 40 horas por semana no município, na “linha de frente” de Atenção à Saúde Primária.

Alegre aderiu ao Programa “Mais Saúde com Agente”, por meio do Fundo Municipal de Saúde, no início de fevereiro deste ano.

A formatura aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na última sexta-feira (1) e a entrega dos certificados contou com a participação do prefeito Nirrô Emerick.

Prefeito Nirrô Emerick, durante a formatura dos agentes. Foto: Victor Guerra/SCOS.

“A gestão entende a importância desses profissionais que estão nos bairros, nas comunidades, que conhecem as pessoas da pelo nome, que orientam, visitam, se preocupam e oferecem suporte preventivo a uma série de problemas, ao mesmo tempo que ajudam a identificar outros, fazendo a ligação direta entra a população e o poder público”, parabenizou o Prefeito.

Segundo a Gerente Municipal de Estratégia de Saúde da Família, Marise Siqueira, o programa visa justamente reforçar o vínculo entre o serviço de saúde oferecido pelos municípios e a população.

A ideia também é integrar cada vez mais a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela explicou que o Curso Técnico do “Mais Saúde com Agente”, possibilita aos profissionais se atualizarem com relação às mudanças de exigência nas grades curriculares, acessando os conteúdos das disciplinas, ampliando suas habilidades técnicas e de conhecimento geral.

Gerente de Estratégia de Saúde da Família, Marise Siqueira. Foto: Victor Guerra.

“Por meio desta capacitação, os agentes podem aumentar seu potencial de compreensão em relação às demandas da população, considerando questões de equidade de gênero, raça e sexualidade. Assim como questões da Saúde Mental e cuidado com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Quanto maior a valorização e a bagagem de conhecimento, maior será a empatia e melhores serão os resultados para a população”, exemplificou.

Oportunidade, valorização e reconhecimento

Para Marise, além da qualificação profissional, o programa representa o reconhecimento e a valorização do trabalho.

Agentes Comunitárias de Saúde e Combate a Endemias de Alegre. Foto: Victor Guerra/SCOS.

Em janeiro deste ano, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.536/2023, que classifica Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias como profissionais de saúde.

Na prática, como Profissionais de Saúde, os agentes passam a ter o direito de acumulação de cargos públicos, assegurado pelo artigo 37 da Constituição Federal apenas para os profissionais da Educação e da Saúde.

O que fazem os agentes?

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de Atenção Básica à Saúde.

Agente Comunitário de Saúde (ACS). Foto: Reprodução.

Ele desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em Saúde, em domicílios ou espaços coletivos.

Já o Agente de Combate à Endemias (ACE) tem atividades que incluem a visita domiciliar e a vistoria de depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos.

Ele realiza inspeção, cuidados de caixas d’água, calhas e telhados, com o objetivo de prevenir e controlar doenças como a dengue.

Você sabe o que é Endemia?

E, para quem ainda se confunde, uma doença é classificada como endêmica, quando acontece com muita frequência em determinada região. Quando é típica.

Diferente de surto, que é quando ocorre aumento localizado do número de casos de uma doença.

Também é diferente de epidemia, caracterizada pelo aumento dos casos de uma doença em várias regiões.