Secretário Bruno Lamas lança Escritório de Dados em Alegre

O Secretario de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, esteve em Alegre para realizar a assinatura do acordo de Cooperação Técnica, entre a Prefeitura de Alegre e a SECTI, para a criação de um Escritório de Dados Públicos na cidade.

O encontro aconteceu na última sexta-feira (14) e também celebrou a abertura dos Cursos de Tecnologia da Informação (TI), na Carreta SmartLab do SENAC-ES.

No Escritório de Dados Públicos, as informações sobre a cidade serão armazenadas e seus indicadores relacionados, visando o desenvolvimento de ações de Políticas Públicas, fundamentadas em evidências informativas, de forma estratégica, legal e transparente.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou que a parceria é extremamente significativa e reiterou o compromisso com a qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico, que tem aproximados a gestão municipal e o Governo do Estado.

Secretário Bruno Lamas, discursando na solenidade de assinatura de termo de cooperação. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

“A amplitude dessa colaboração é notável, atingindo diversos municípios capixabas e abrindo portas para o aprimoramento nas áreas como a Tecnologia da Informação. A presença das unidades móveis do Senac democratiza o acesso ao conhecimento de ponta”, pontuou.

Nirrô Emercick reforça a importância da parceria e do investimento em recursos de alta tecnologia.

“Estes cursos não só capacitam os cidadãos de Alegre, com habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho moderno, mas também fomentam o crescimento econômico local, incentivam a inovação e a criação de novas empresas no campo da tecnologia da informação. Esta iniciativa é um exemplo de como a Educação alinhada à Tecnologia pode ser um catalisador para a transformação social e econômica, comentou.

Estiveram presentes o prefeito Nirrô Emerick, o vice-prefeito Silvani Monteiro Corrente e representantes do SENAC, além de vereadores, servidores municipais e alunos dos cursos, que marcaram presença junto da comunidade local, que prestigiou o evento, reforçando a importância da parceria e do investimento em Educação e Tecnologia.

Saiba mais

A Unidade Móvel SmartLab é uma parceria do Senac-ES com o Programa Qualificar-ES, da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

A SmartLab tem como objetivo expandir a presença e o impacto educacional do Senac por todo o Estado.

A inovadora carreta de 62m² é um verdadeiro marco para o ensino tecnológico itinerante.

Foto: Divulgação/SENAC-ES.

Dotada de recursos de alta tecnologia, como TV de tela plana, lousa digital, projetor, impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebooks, mesas digitalizadoras, câmeras fotográficas e drones.

As aulas de Criação de Web Sites, Informática para Jovens e Montagem e Manutenção de Notebooks, oferecidos na unidade Smart Lab começaram no útimo dia 12. Foram 60 vagas oferecidas.

A Unidade Móvel do Laboratório Inteligente da Carreta da Tecnologia do Senac-ES fica em Alegre até o fim de abril.

Mais informações

Informações podem ser obtidas pelos sites: www.qualificar.es.gov.br e www.secti.es.gov