Prefeito participa do maior evento de “Smart Cities” do mundo

Prefeito participa do maior evento de “Smart Cities” do mundo

O prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, embarcou para Curitiba, no Paraná, onde vai participar de uma série de capacitações técnicas no maior evento de Gestão Pública inovadora do mundo, a convite do Sebrae/ES.

No Smart City Expo Congress, que começa nesta quarta-feira (20) e termina na sexta-feira (22), especialistas de todas as áreas vão compartilhar ideias e soluções para a criação de cidades mais sustentáveis, com base em inciativas de sucesso.

O tema da quinta edição do evento é “Reinventando cidades para todos” e reunirá representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil.

Além do prefeito de Alegre, outros 16 prefeitos capixabas estarão presentes para conhecer iniciativas inovadoras, que possibilitam que as cidades se tornem inteligentes, sob pontos de vista como Governança, Mobilidade, Inovação, Transformação Digital e muito mais.

Gestores dos municípios capixabas melhores colocados no programa Cidade Empreendedora. Foto: Sebrae/ES.

Nesta terça-feira (19), os prefeitos capixabas participaram de Visitas Técnicas a diversos projetos de Curitiba, onde poderão conhecer ações e estratégias pioneiras em inovação e Empreendedorismo, além de modelos consolidados de Governança e Gestão Pública.

“Alegre vai se tornar uma das cidades mais inteligentes do ES”

Alegre hoje é a décima no ranking das cidades mais empreendedoras do Espírito Santo, elaborado pelo Sebrae/ES. A primeira, entre os 11 municípios da região do Caparaó.

Arte: SCOS.

O prefeito Nirrô Emerick acredita que uma administração responsável e colaborativa tem sido fundamental para o alcance desses resultados. Para ele, o empreendedorismo e a inovação precisam ser interpretados como chaves para o desenvolvimento das cidades brasileiras.

“Empreender é requisito para a construção de cidades mais prósperas, justas e com opções de oportunidades para cada cidadão. Buscamos sempre otimizar recursos, incentivar a inovação e apoiar os empreendedores locais, entendendo que o sucesso deles é o sucesso de toda a comunidade. Cada passo dado nessa direção representa avanço para nossa economia e um futuro mais promissor para todos nós”, comentou.

O prefeito reafirma que a cidade escolheu o caminho do desenvolvimento por meio de uma gestão transparente e inovadora. Com isso, novos horizontes estão se expandindo.

“A transparência e a inovação foram nossa escolha como caminho e espero que nunca venhamos a retroceder. Alegre é uma cidade que avança, cresce e se reinventa a cada momento. Vamos continuar trabalhando lado a lado, valorizando a inovação, o talento e o espírito empreendedor, que fazem de nossa cidade um lugar único”, completou.

“A missão é trazer ideias de inovação”

Essa missão técnica faz parte do programa Cidade Empreendedora, realizado desde 2021 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Prefeito de Alegre na assinatura do Termo de Compromisso, para participação no Cidade Empreendedora. Foto: SCOS.

O gerente do programa Cidade Empreendedora do Sebrae/ES, Eduardo Simões, ressaltou que o objetivo do evento é reinventar as cidades para torná-las mais sustentáveis e eficientes, contemplando soluções tecnológicas.

Além disso, segundo ele, o evento oferece oportunidades de networking, apresentação de projetos inovadores e troca de conhecimento entre os participantes.

“Essa participação estimula o engajamento dos prefeitos dos municípios com o programa, promovendo a atualização profissional, orientações técnicas, trocas e debates construtivos, com possiblidade de realização de networking, capaz de gerar parcerias futuras”, acrescentou.

Saiba Mais
A cidade mais Inteligente do Mundo

Em 2023, durante o Smart City Barcelona, Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo.

O Smart City Expo Curitiba será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março de 2024 no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Foto: Divulgação.

A capital paranaense superou as finalistas Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra) e foi a vencedora por apresentar programas e projetos consistentes de planejamento urbano, com grande impacto econômico, social e ambiental.

O que seria uma cidade inteligente?

Primeiramente, em vez de definir o que caracteriza se as cidades são consideradas inteligentes ou não, especialistas recomendam pensar nas atividades e fatores que podem tornar uma cidade mais inteligente.

Foto: Reprodução.

Segundo a definição da União Europeia, Cidades Inteligentes ou “Smart Cities” são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para gerar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, de forma universalmente sustentável. 

Como medir a inteligência de uma cidade?

Esses fluxos de interação são considerados inteligentes ou não, de acordo com o uso que é feito da infraestrutura, dos serviços de informação ou comunicação e como é executado o planejamento da gestão urbana, para que atendam às necessidades sociais e econômicas da cidade.

Foto: Divulgação.

De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.

Apesar de ser um conceito relativamente recente, o conceito de Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o Desenvolvimento Sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas estimado em US$ 408 bilhões, segundo dados de 2022.

Programa Cidade Empreendedora

O Programa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae-ES, é aplicado em todos os 78 municípios capixabas. O objetivo da iniciativa é promover melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

Em 2023, o 3º Ciclo Avaliativo do programa resultou no reconhecimento dos municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) da Gestão Pública Municipal e Alegre está entre na 10ª colocação.

Foram convidados para o evento de Curitiba, os prefeitos de Vitória, Presidente Kennedy, Alegre, Aracruz, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Fundão, Montanha, Piúma, Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Boa Esperança, João Neiva e Ibiraçu.

Os prefeitos de Serra, Iúna, São Mateus e Água Doce do Norte foram convidados, mas não poderão comparecer ao evento.

Pular para o conteúdo