Chuvas: Ferraço visita Alegre e reforça o apoio de Casagrande

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Nirrô Emerick, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, o coronel Cerqueira, dos Bombeiros Militares, equipes da Defesa Civil estadual e municipal, além de lideranças empresariais estiveram em algumas áreas assoladas pelo temporal do último fim de semana na cidade.

O vice-governador reforçou o anúncio do Palácio Anchieta, reafirmou a parceria com o município de Alegre e garantiu que a população alegrense não está desamparada.

Conforme anunciou Renato Casagrande, no domingo (25), as vítimas das chuvas poderão receber um benefício por meio do Cartão Reconstrução, no valor de R$ 3 mil.

Casagrande durante coletiva de imprensa, no sábado (23).

Os comerciantes e empreendedores também receberão apoio e vão contar facilitações e linhas de financiamento e o Governo investirá R$ 50 milhões, por meio do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (FORTEC).

As ações iniciais em parceria com o Governo do Estado incluem assistência à infraestrutura danificada, o apoio logístico e sanitário para prevenir doenças e garantir o acesso à água potável. Dentro do planejamento, as vítimas também contarão com apoio psicológico.

O Governo do Estado informou que já foram direcionados 300 kits com colchão, travesseiro e lençol e de Limpeza e Higiene Pessoal, por meio do Programa ES Solidário, para Alegre.

Ferraço, que também é Secretário Estadual de Desenvolvimento, frisou que o Governo deve priorizar as ações emergenciais que terão reflexo na Economia local e vão impulsionar vocações e potencialidades como o turismo, o agronegócio, a Agricultura Familiar, o empreendedorismo e as áreas de pesquisa acadêmica, Tecnologia e Inovação.

Vice-governador, Ricardo Ferraço e prefeito Nirrô Emerick. Foto: Governo do Estado.

“Vocês não estão sozinhos. Vamos fazer de tudo para reduzir, atenuar e mitigar o sofrimento das famílias de Alegre. Serão ações em conjunto com o Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), visando dar condição e apoio financeiro. Vamos também gerar um conjunto de ações para que os comerciantes possam ter acesso a linha de credito. Quem gera emprego, gera Graça para a vida das pessoas” citou Ricardo Ferraço.

Segunda de sol entre nuvens e recomeço

Alegre também foi uma das cidades mais atingidas. De acordo com os dados parciais, 535 famílias foram afetadas pelo volume de chuvas, que foi quase o dobro do previsto pelo alerta do Instituto Nacional de Metereologia (INMET).

Local onde estão sendo reunidos os materiais coletados para descarte. Foto: Comitê de Urgência/PMA.

A destruição em Alegre inclui até aqui, 22 pontes, duas unidades de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), assim como o Almoxarifado Central e quase todo o material armazenado lá.

Quatro escolas municipais estão sem condições, ou previsão, de receber os alunos. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) suspendeu as aulas e expediente administrativo, nessa segunda-feira (25).

Escola no bairro Vila do Sul foi tomada pela água Foto: Comitê de Urgência/PMA.

Para Nirrô Emerick, o apoio da população, dos servidores municipais, dos comerciantes, empresários, igrejas e instituições de diversos segmentos têm sido fundamentais, para atenuar o sofrimento das famílias atingidas.

Mas isso não é o bastante, para que a cidade esteja novamente em condições normais.

O Prefeito, o Vice-governador e o Coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros. Foto: SCOS.

“O município precisa mesmo, deste apoio concreto da esfera estadual e federal, para que a pronta resposta dada pela administração municipal e o apoio do povo alegrense sejam potencializados pelo amparo dos recursos financeiros, que serão convertidos em novas oportunidades de desenvolvimento para as famílias alegrenses”, declarou.

Trabalho contínuo e ações de longo prazo

De acordo com os dados parciais, 535 famílias foram afetadas pelo volume de chuvas, que foi quase o dobro do previsto pelo alerta do Instituto Nacional de Metereologia (INMET) e 1.300 casas ainda correm risco moderado, por causa da ameaça de deslizamentos, segundo a Defesa Civil.

A Prefeitura de Alegre estabeleceu um Comitê de Urgência em regime de plantão desde as primeiras horas da manhã de sábado (23), para lidar com a catástrofe.

O prefeito decretou Estado de Calamidade Pública, no mesmo dia.

Governador em visita a Mimoso do Sul. Foto: Governo do Estado.

Em visita a Mimoso do Sul, uma das cidades mais castigadas pelo temporal, Casagrande definiu a situação como “cenário de Guerra”. Ele decretou Situação de Emergência para 13 municípios do Sul capixaba.

Mimoso do Sul já contabiliza 17 mortos e Apiacá confirmou outras duas mortes.

Além de Ferraço, outros dois secretários do alto escalão de Casagrande estiveram em Alegre, ao longo do fim de semana, para avaliar o panorama de destruição, oferecer apoio e prestar solidariedade às vítimas, em nome do Governo.

Vice-governador sobrevoou algumas regiões afetadas pelas chuvas. Foto: Governo ES.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni e o Secretário Chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, puderam entender os mecanismos de gerenciamento de crise propostos pela cidade, como resposta de emergência, para ajudar as 2.324 pessoas que perderam praticamente tudo.

Ambos parabenizaram a dedicação, o empenho e o compromisso incansável das equipes.

Defesa Civil Municipal

Para qualquer emergência ou solicitação de auxílio, o telefone de atendimento da Defesa Civil Municipal é o (28) 99929-4707 ou (28) 3300-0100, opção 2.