Chuvas: Saiba como ajudar e onde pedir ajuda

A Prefeitura de Alegre montou um Comitê de Urgência para auxiliar a população, por causa das fortes chuvas entre a noite de sexta-feira (22) e sábado (23).

O volume superou o previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em quase 50%, para as últimas 24 horas e o Prefeito Nirrô Emerick decretou estado de Calamidade Pública.

Várias localidades foram atingidas e a Defesa Civil tem recebido chamados ao longo de todo o dia. A prioridade é direcionar as pessoas para locais seguros.

Diante deste cenário, os moradores tentam contabilizar os estragos, limpar o comércio e as residências e muitos estão precisando de roupas, mantimentos, produtos de higiene pessoal, medicamentos e de abrigo.

Por isso, paralelo às ações da Defesa Civil, Prefeitura e bombeiros, há quatro pontos de referência humanitária na cidade coletando doações. Toda ajuda, força voluntária de trabalho, recursos e doações serão bem vindos.

Arte: SCOS.

Administração, servidores, população e Governo

A Prefeitura Municipal de Alegre vai continuar atuando em esquema de plantão, enquanto avalia a real dimensão dos estragos, busca apoio e recursos necessários para atender à população.

Nirrô Emerick acionou o Governador do Estado, Renato Casagrande, que já enviou equipes para reforçar o trabalho do município. Cesan, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES) e Governo Federal também forma acionados.

O Prefeito reforça o pedido para que as pessoas se mobilizem, atuem junto às autoridades e aos servidores no ato nobre e necessário de ajudar àqueles que precisam.

Alunos da Ufes ajudam na limpeza do bairro Vila do Sul. Foto: Reprodução Instagram.

“As ruas já estão sendo desobstruídas e a cidade vai se recuperar o quanto antes desta calamidade, para que a vida das famílias atingidas retorne à normalidade. Se possível, ajudem na limpeza da sua região. Ajude seus vizinhos que foram atingidos. É muito importante que a cidade esteja unida neste momento de dificuldade, onde muitas pessoas perderam seus bens, estão desalojadas ou com dificuldades de mobilidade.”, convocou Nirrô Emerick.

Locais com o maior número de pessoas atingidas pela chuva

Foto: Comitê de Urgência/SCOS.
  • Vila do Sul
  • Prainha
  • Vila Machado
  • Vila Reis
  • Triângulo
  • Emílio Marins
  • Vila Viana
  • Rive
  • Rua Bernardo Vargas
  • Braúnas
  • São Bartolomeu
  • Ponte de Santa Angélica
  • Placa
  • Café
  • Roseira
Orientações para este sábado (23)

A previsão para o restante deste sábado (23) é de tempo severo, com trovoadas e chuvas durante a tarde e a noite, com temperaturas variando entre 21 e 27 graus, de acordo com o ClimaTempo.

Previsão é de chuva para o domingo (24). Foto: Repordução.

No domingo (24), a previsão também é de chuva, com temperaturas de 17 a 28 graus.

O Superintendente da Defesa Civil de Alegre, Carlos “Japonês” Lemos, pede para que a população evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas e avise às autoridades sobre estes perigos.

“Caso observe um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil e alerte o máximo de pessoas que vivem nas proximidades da área em risco de deslizamento”, orientou.

Defesa Civil Municipal

Para qualquer emergência ou solicitação de auxílio, o telefone de atendimento da Defesa Civil Municipal é o (28) 99929-4707 ou (28) 3300-0100, opção 2.