Chuvas: Comitê de Urgência e Calamidade Pública

Devido às chuvas que atingiram a cidade na noite de sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23), provocando estragos em diversas localidades e deixando muitas pessoas desalojadas, o Prefeito Nirrô Emerick e a Defesa Civil Municipal montaram um Comitê de Urgência, para auxiliar à população.

Por volta das 14h deste sábado (23), diante das avaliações preliminares, o Prefeito decretou estado de Calamidade Pública, devido aos inúmeros danos causados pelas chuvas intensas.

Desde a madrugada, equipes compostas por servidores estão atendendo aos chamados, que incluem inundações, desalojados, quedas de barreiras e deslizamentos.

Pela manhã, foi organizada uma reunião, na qual o prefeito convocou os servidores para auxiliarem a população atingida e iniciarem a limpeza da cidade.

O Prefeito, o vice-prefeito, Silvani Monteiro Corrente, e o Superintendente de Defesa Civil, Carlos “Japonês” Lemos, estão percorrendo os locais atingidos.

Emerick  explicou que solicitou apoio ao Governador Renato Casagrande, durante uma conversa pela manhã. A Cesan, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-ES) e o Governo Federal também foram acionados.

Prefeito Nirrô Emerick, em transmissão na Rádio Fama FM, na manhã deste sábado, Foto: SCOS.

“Alegre vai precisar contar com o apoio de todos para ajudar as famílias e comerciantes alegrenses que tiveram seus imóveis atingidos, bem como a reconstruir os bens e equipamentos públicos danificados ou destruídos pelas fortes chuvas. A Prefeitura, por meio de suas diversas Secretarias, está realizando o levantamento do total de famílias atingidas, está  estudando as áreas com demandas prioritárias e adotando os planos de ação a ser seguido pela municipalidade”, justificou.

Nirrô reitera que a Prefeitura de Alegre está inteiramenre à disposição e que não vai medir esforços para que a população esteja amparada e segura.

“Lamentamos profundamente que a cidade passe recorrentemente por esse problema, mas estamos trabalhando neste momento, pensando em cada pessoa que perdeu seus pertences, que está fora de casa e que não teve uma noite tranquila de sono”, assegurou Nirrô.

União de esforços

Além das equipes de servidores de todas as secretarias, atuando no Comitê de Urgência para socorrer a população afetada e fazer o levantamento dos danos, voluntários estão se mobilizando e podem colaborar muito, neste momento em que a cidade precisa da força de todos.

Servidores de diversas pastas se únem para auxiliar a população. Foto: SCOS

O Comitê de Urgência segue avaliando os danos e elencando as prioridades, para direcionar recursos e equipes para todos locais atingido, além de estar disponível para prestar quelquer apoio e orientação.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para o restante deste sábado (23) é de tempo severo, com trovoadas e chuvas durante a tarde e a noite, com temperaturas variando entre 21 e 27 graus, de acordo com o ClimaTempo.

Últimas chuvas fortes também deixaram estragos. Foto: SCOS.

No domingo (24), a previsão também é chuva, com temperaturas de 17 a 28 graus. A segunda-feira (25) deve ser de sol, porém com muitas nuvens durante o dia e possibilidades de chuvas. Temperaturas variam entre 19 e 30 graus.

Chuvas acima do previsto pelo alerta INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho na manhã da última quarta-feira (20), para Alegre e mais 30 cidades da Região Sul, de sexta-feira (22) até domingo (24).

A previsão era de chuva superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

Segundo o Superintendente da Defesa Civil de Alegre, Carlos “Japonês” Lemos, choveu bem mais que o previsto. Foram 156.21 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas.

Ele orienta que as pessoas acessem os canais oficiais de informação da Prefeitura de Alegre ou entrem em contato com a Defesa Civil.

“Pedimos que permaneçam atentos às orientações das autoridades locais e evitem áreas de risco. Em caso de dúvidas ou para relatar qualquer situação preocupante, não hesitem em entrar. Doações de água, cestas básicas, colchões e qualquer disponibilidade de ajuda humanitária é bem vinda neste momento”, informou.

Defesa Civil Municipal

Para qualquer emergência ou solicitação de auxílio, o telefone de atendimento da Defesa Civil Municipal é o (28) 99929-4707 ou (28) 3300-0100, opção 2.