Empreendedores individuais, associações, artesãos e produtores rurais terão mais uma oportunidade de se conectarem e alavancarem seus negócios, expondo seus produtos para um público de centenas de pessoas.
Começa no próximo sábado (2) mais uma edição do Circuito da Feira do Empreendedor de Alegre.
O primeiro encontro de março do Circuito 2024 acontece entre as 18h e 23h, na Rua Sebastião Monteiro da Gama (Praça ao lado Maçonaria), no centro.
Além de produtos da Agricultura Familiar, artesanato, serviços e iguarias gastronômicas diversas, quem visitar o evento vai conferir apresentações musicais e artísticas.
A iniciativa é da Sala do Empreendedor de Alegre, que realiza capacitações, reuniões e presta todo o suporte na organização.
O circuito conta com o apoio da Secretária Executiva de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), da Secretaria Executiva de Cultura, Turismo e Esporte (SECUTE) e da Secretaria Executiva de Obras, Saneamento e Serviços Urbanos (SEOSU).
A Feira do Empreendedor continuará nos sábados seguintes do mês de março, na Associação de Empreendedores na Praça de Rive (9), em Celina (16) e no Distrito da Café (23).
Desenvolvimento dos potenciais da cidade
Segundo a diretora de Desenvolvimento Sustentável e coordenadora da Sala do Empreendedor de Alegre, Rayane Queiróz Barbosa, a expectativa da organização é que pelo menos 400 pessoas visitem a cada dia de feira.
“O principal objetivo do circuito da Feira do Empreendedor em Alegre é o fomento e desenvolvimento das associações de empreendedores, artesãos e produtores rurais, possibilitando ao público participante um contato direto com diferentes atores que possibilitam a ação empreendedora, potencializando o desenvolvimento local”, explicou.
A Feira do Empreendedor é direcionada ao público de todas as idades.
“É o programa ideal para quem gosta de um ambiente familiar, com música boa, ambiente e divertimento para as crianças. Convidamos todos os Alegrenses para prestigiar teremos na feira várias exposições, comidas, bebidas, bingo, artesanatos, plantas e uma área kids incrível para nossas crianças se divertirem”, convidou Rayane.
Experiências positivas para empreendedores locais
A empreendedora Maria Lúcia dos Santos é do Distrito de Café. Ela ressaltou a importância da feira para os expositores, mas também destacou a iniciativa como opção de lazer para os moradores distritos.
“Para mim, a feira trouxe uma oportunidade de renda extra e de tornar conhecidas as minhas habilidades culinárias. Por ser a Vila do Café, uma pequena comunidade, a feira dá a chance para as pessoas que residem na vila e nas comunidades rurais próximas desfrutarem de um evento de lazer e diversão”, comentou.
O fotógrafo Marcos Brito (24) é microempreendedor e está a frente da MBP Fotografia. Ele passou a participar do circuito de feiras desde o ano passado, depois que formalizou sua empresa na sala do empreendedor de Alegre.
“Eu já via as feiras acontecendo e estive presente como visitante em algumas edições. Depois de buscar orientações, montei os equipamentos que eu tinha e fui participar da feira. Eu não estava com uma expectativa muito boa e achei que teria um lucro mínimo”, contou.
Ele disse que a participação trouxe resultados que superaram suas expectativas. “Era um serviço novo na feira, mas para mim, foi uma grande surpresa. Também fiz uma rede de contato muito boa. É excelente para o microempreendedor, pois proporciona visibilidade. Você que quer estar inserido, aproveite. Corra atrás, pois vai ser muito significativo”, recomendou.
Serviço: 1ª Feira do Empreendedor de Alegre
• Local: Rua Sebastião Monteiro da Gama (Praça ao lado Maçonaria).
• Horário: das 18 às 23 horas.
• Data: 02 de março de 2024.
Próximas edições
• Dia 9 de março: Associação de Empreendedores na Praça de Rive.
• Dia 16 de março: Celina.
• Dia 23 de março: Distrito da Café.