A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA), se destaca na formação de profissionais da Saúde, nas áreas de Enfermagem e Psicologia, principalmente.
E a atuação dos alunos e professores nunca se restringe à sala de aula. Dessa vez, a corrente de solidariedade das vocações da FAFIA está direcionada para a Doação de Sangue.
Neste sábado (4), o projeto ‘Doando Esperança” vai reunir professores, estudantes e a comunidade alegrense em torno da necessidade da doação contínua, por parte dos voluntários.
A professora, doutora e coordenadora da iniciativa, Dra. Mariela Pitanga, explica que o projeto “Doando Esperança” tem como objetivo principal, justamente sensibilizar a comunidade acadêmica e sociedade civil sobre a importância de doar sangue de forma fidelizada.
Ou seja, o projeto reforça que a doação pode ser realizada, tanto durante as campanhas específicas e movimentos de conscientização, quanto fazer parte da cultura das comunidades.
O diretor da FAFIA, Cássio Frauches, destaca que o envolvimento dos alunos em campanhas, como a de doação de sangue, promove a cultura da solidariedade e do cuidado com o próximo, enquanto proporciona ricas e transformadoras experiências para cada um dos voluntários.
“Participar ativamente de uma iniciativa como essa, fortalece nosso senso de responsabilidade social e contribui para a formação de profissionais mais conscientes e engajados com a comunidade”, ressaltou Frauches.
Segundo a Fundação Hemocentro do Governo Federal, os homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
“Além de contribuir para o abastecimento do banco de sangue dos Hemocentros de Cachoeiro de Itapemirim, os quais atendem toda a região Sul do ES e tem registrado estado de alerta para todos os tipos sanguíneos”, concluiu e coordenadora.
“Solidariedade organizada e conjunta”
A ação está sendo organizada pelos alunos de Enfermagem da FAFIA e conta com a parceria da Secretaria Executiva de Saúde de Alegre (SESA), que está disponibilizando o transporte para o deslocamento dos voluntários ao Hemocentro de Cachoeiro de Itapemirim.
Caso tenha interesse em se tornar um doador, a coordenadora pede para entrar em contato pelo whatsapp da FAFIA, no número 28 99958-8264, para receber as orientações.
SAIBA MAIS
Veja os requisitos para se tornar doador de sangue
- Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias.
- Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
- Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte.
- São aceitos documentos digitais oficiais que contenham foto, RG, data de nascimento e nome da mãe;
- Pesar acima de 50 kg;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde;
- O doador não deve estar em jejum. É recomendado refeições leves e pede-se para evitar alimentos gordurosos no dia da doação.
- Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação;
- Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.
Para informações completas sobre os critérios que possibilitam a doação de sangue e outros esclarecimentos, clique AQUI.
Serviço: Campanha “Doando Esperança”
- Quando: Sábado (4), com saída marcada para às 6h.
- Local: Praça 6 de Janeiro, Centro.
- Mais informações pelo Whatsapp: (28) 99958-8264.