Empreender tem a ver com ação. Tem a ver com iniciativa para criar, ou identificar, e aproveitar as oportunidades. Empreender requer estratégia, conhecimento e planejamento. Empreender pressupõe movimento.
Como proposta de movimentar os alunos da EEFM Professor Pedro Simão em direção à realização dos sonhos, a sala de aula ganhou ares de “Sala do Empreendedor”, com a capacitação do projeto Educação Empreendedora.
Os 45 alunos de segundo e terceiro anos do Ensino Médio, do curso Administrativo e de Análises Clinicas, participaram da capacitação, na última quinta-feira (18).
Quem coordena as atividades do projeto Educação Empreendedora, que existe desde o início da gestão atual, é a Sala do Empreendedor de Alegre, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS).
Já foram 10 encontros realizados com alunos de Ensino Médio, segundo a Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Coordenadora da Sala do Empreendedor, Rayane Queiroz.
Ela é a responsável direta por levar o conhecimento em empreendedorismo para as escolas locais e explicou que realiza previamente um estudo técnico, elaborado para que a abordagem do tema seja acessível, pertinente, interessante, atrativa e útil para o universo em que os alunos estão inseridos.
“A palestra leva o conhecimento especifico de como empreender. Que porte de empresa se enquadram as atividades; a diferença de faturamento, sendo empreendedor ou trabalhador CLT, dentre muito outros pontos administrativos, legais e econômicos”, enumerou a coordenadora.
Plano de negócios e de vida
Por meio das informações adquiridas, os estudantes são contemplados com uma espécie de “dever de casa” para a vida, aprendendo como dar início a elaboração de um Plano de Negócios profissional.
“O empreendedorismo tem na alma da sua definição o poder de desenvolver ferramentas e habilidades, que ajudam as pessoas a superarem as limitações de recursos. Mas isso só é possível por meio do conhecimento, da criatividade e principalmente da iniciativa”, conceituou Rayane.
Mudança de realidade para realizar sonhos
A coordenadora transmite o conhecimento necessário para que os alunos possam entender os mecanismos formais que envolvem o empreender, mas afirma que principal lição da palestra é que o empreendedorismo pode aproximá-los da conquista dos sonhos.
“A Educação Empreendedora tem a ver com todas as estratégias utilizadas para que os estudantes descubram e desenvolvam suas habilidades. Para que consigam ter espírito de iniciativa e tenham a certeza que são capazes de alcançar seus sonhos, empreendendo”, garantiu.
Fora da sala de aula, os alunos podem continuar recebendo orientações da Sala do Empreendedor, que também organiza o circuito da Feira do Empreendedor, que une associações de empreendedores, artesãos e produtores rurais, possibilitando ao público participante um contato direto com diferentes atores do empreendedorismo de Alegre.
- LEIA TAMBÉM: Oriente é o campeão de Futebol dos Veteranos 2024
Sala do Empreendedor
Entre os serviços oferecidos, que vão desde a orientação de viabilidade do plano de negócios, até à formalização da empresa, a Sala do Empreendedor capacita e até direciona os interessados a conseguirem crédito junto a instituições financeiras.
Também são realizados atendimentos itinerantes nos bairros e distritos do município. Também há atendimento virtual, por meio do qual o empreendedor pode ter acesso à consultorias do Sebrae, que é parceiro na realização da Mostra de Educação Empreendedora.
Sala do Empreendedor de Alegre
Veja mais informações sobre a Sala do Empreendedor clicando AQUI
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prefeitura de Alegre:
- Atendimento: De segunda-feira à sexta-feira.
- Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.
- Ou ligue para: (28) 3300-0100.