Oriente é o campeão de Futebol dos Veteranos 2024

O Oriente, equipe de Jerônimo Monteiro, venceu o Campeonato de Futebol Veteranos de Alegre 2024. Na partida que definiu o “Veteranão”, o time venceu o Rive, por três a um. O jogasso foi no sábado (20), no campo do Rive Atlético Clube.

Além de campeão invicto, com 28 gols de saldo, o Oriente fecha o campeonato com o prêmio de artilheiro da competição, do atacante Ramon Garcia e o título de melhor goleiro, que ficou com Wanderson Soares.

Quem esteve presente na grande final, assistiu a um jogo equilibrado, tenso, disputado e com muitos cartões.

O placar foi aberto na metade do primeiro tempo, por Ramon Garcia, do Oriente. O empate veio ainda no primeiro tempo, com o gol de Rômulo Marques, pelo Rive.

Contexto, cenário e personagens da final

Antes dos detalhes do segundo tempo, vale relembrar que Rive e Oriente haviam feito a partida da última rodada da fase classificatória, na qual o Oriente garantiu a primeira colocação, a invencibilidade e o aproveitamento de 100%, vencendo por 3 a 2.

O time entrou em campo na final da tarde de sábado (20) com o favoritismo de 26 gols de saldo, média de seis gols por jogo e embalado, após a goleada por 5 a 2, no Vila Nova, na semifinal.

Equipe do oriente. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

O time do Rive, que avançou para a final depois de levar a melhor em cima do Clerio Moulin, vencendo por 3 a 1, contava com a torcida, para dar o troco no Oriente e ficar com a taça no distrito de Rive.

Time de Rive. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Com saldo positivo de cinco gols, a equipe de Rive havia chegado na semifinal em terceiro na classificação geral, com duas vitórias, um empate e duas derrotas,

Rola a bola para o 2º tempo

O trio de arbitragem comandado pelo experiente Wagner Regiane, árbitro de Cachoeiro do Itapemirim, teve trabalho para não deixar que o entusiasmo e a rivalidade entres os jogadores descambasse para a violência.

Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

No segundo tempo, dois jogadores do Rive foram expulsos. O jogo se manteve empatado até os 30 minutos, quando Ramon Garcia marcou de novo para o Oriente.

Os atletas do Rive reclamaram de uma suposta posição de impedimento. Houve muita reclamação. Um jogador do Rive foi expulso e o jogo prosseguiu, depois de um princípio de confusão. A equipe de segurança precisou intervir.

O técnico da equipe da casa, Jamilton “Meleca”, colocou o time para frente, mas em um contra-ataque rápido aos 40 minutos, o time comandado pelo técnico, José Antônio Saluci, ampliou a vantagem, com um gol de Alex Jobel.

Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Outro jogador do Rive foi expulso. Houve ali um princípio de confusão, mas a arbitragem conseguiu equilibrar os ânimos com a disciplina até o apito que deu início à festa do Oriente.

Veja a campanha do Oriente no “Veteranão
  • 1ª rodada: Feliz Lembrança 0 X 11 ORIENTE
  • 2ª rodada: ORIENTE 1 X 0 Clério Moulin
  • 3ª rodada: Vila Nova 0 X 6 ORIENTE
  • 4ª rodada: ORIENTE 4 X 0 Muniz Freire
  • 5ª rodada: Rive 2 X 3 ORIENTE
  • Semifinal: ORIENTE 5 x 2 Vila Nova
  • Final: Oriente 3 X 1 RIVE.
Premiação

O prefeito de Alegre, Nirrô Emerick, esteve na cerimônia de premiação, junto da equipe da Secretaria Executiva de Cultura, Esporte e Turismo (SECUTE), vereadores e lideranças locais.

Prefeito entrega medalhas ao time campeão. Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Emerick parabenizou a organização e as equipe, agradeceu ao apoio da Câmara de Vereadores e aproveitou para dizer que o evento esportivo mais esperado do ano na cidade, o Campeonato Municipal de Futebol, será oficialmente anunciado, mas já tem a data marcada para começa e será no início de agosto.

Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

“Quero parabenizar a toda a sociedade alegrense, aos moradores do distrito de Rive e parabenizar seus dois times, Rive e Vila Nova. Cumprimento o Rive Atlético Clube, que numa parceria com a Prefeitura Municipal de Alegre realizou o Campeonato de Futebol de Veteranos com seis times. Ao longo desses dois meses, foram jogos de alto nível e hoje, a equipe que apresentou o melhor futebol, se sagrou campeã. Parabéns a cada um de nós, que estamos aqui de maneira ordeira, pacífica e realizamos um belíssimo torneio de veteranos”, discursou o prefeito.

O Campeonato de Futebol de Veteranos começou no dia 24 de fevereiro com seis times, que jogaram todos contra todos. Os quatro com melhor pontuação, disputaram as semifinais.

O torneio é promovido pela Secretaria Executiva de Cultura Turismo e Esporte (SECUTE), em parceria com o Rive Atlético Clube e com apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Foto: Gabriel Lemes/SCOS.

Além dos troféus, o Oriente levou R$ 2 mil e os atletas premiados com medalhas. Rive também levou o troféu de 2º lugar e R$ 1 mil, além das medalhas.

Também receberam prêmio a equipe mais disciplinada, o goleiro menos vazado, o atleta revelação, o melhor jogador da competição e o artilheiro do campeonato.

Confira os melhores do “Veteranão” 2024

• Artilheiros da competição: Ramon Garcia, do Oriente com 8 gols.
  • Goleiro menos vazado: Wanderson Soares, Oriente.
  • Equipe mais disciplinada: Feliz Lembrança.

Classificação da primeira fase

EQUIPEPGVITÓRIASEMPATESDERRROTASSALDO DE GOLS
1. Oriente1550022
2. Clério Moulin124018
3. Rive072125
4. Vila Nova06203– 6
5. Muniz Freire04113– 4
6. Feliz Lembrança00005– 27
Fonte: SECUTE.

Com reportagem de Victor Guerra e Gabriel Lemes.