Cadastro para Cartão Reconstrução e isenção da SAAE vai até dia 30

Há um mês, a cidade de Alegre amanhecia junto com o pesadelo provocado pelas chuvas que deixaram 20 mortos e outras 12 cidades da região sul capixaba destruídas.

Entre os dias 22 e 23 de março, um total de 2.234 pessoas, de 635 famílias foram afetadas. Esses moradores têm até o próximo dia 30 de abril, para realizar o cadastro junto à Prefeitura, e conseguirem os R$ 3.5 mil do Cartão Reconstrução, do Governo do Estado, além do direito à isenção da taxa de água da SAAE referente a abril.

Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Ediane Vital, até agora, pouco mais de 300 famílias fizeram o cadastro. Ela estima que pelo menos outras 200, se encaixem nos requisitos para os auxílios, mas ainda não se cadastraram.

“Precisamos mobilizar as pessoas atingidas para irem ao CREAS, portando seus documentos pessoais e a folha resumo do cadastro único, atualizada para a equipe realizar o cadastro. Estamos com equipe da assistência social e da defesa civil realizando o preenchimento dos documentos necessários”, convocou.

Inauguração do CREAS, onde está sendo feito o cadastro. Foto: Governo do EStado

Ela informou que o Estado iniciará o pagamento logo que os dados estiverem disponíveis e reitera que só receberão o Cartão Reconstrução e terão direito à isenção da taxa de água, as famílias devidamente cadastradas.

“Desde o dia 28 de março, a SEADSH está realizando um mutirão, no Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS), para ajudar às pessoas que perderam seus documentos a emitirem a segunda via. No dia 15 de abril foi publicado o decreto Nº13.422/2024, que isenta famílias vítimas da chuva do pagamento da taxa de águas da SAAE, no mês de abril” recapitulou Ediane.

Ela explica que a isenção será feita de forma automática pelos servidores da SAAE, mas com base nos cadastros junto ao município.

Confira o decreto da SAAE, clicando AQUI.

Cartão Reconstrução começará a ser entregue

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, na segunda-feira (22), o início da entrega do Cartão Reconstrução, direcionado às famílias residentes nos 13 municípios capixabas mais impactados pelas fortes chuvas do mês de março.

O valor do auxílio foi reajustado para R$ 3,5 mil, com previsão de atendimento a cerca de 17 mil famílias. O investimento estadual previsto é de mais de R$ 60 milhões.

Cartão Reconstrução terá o valor de R$ 3,5 mil. Foto: Governo ES.

O pagamento do benefício será liberado por lotes mensais, à medida que o processo de triagem da documentação das famílias for feito. A previsão é que o pagamento do segundo lote aconteça no dia 17 de maio.

Um calendário de pagamento será disponibilizado no site Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) nas próximas semanas.

Veja os critérios
  • Ter cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Ter os danos causados pelas chuvas comprovados pelos órgãos competentes.
Comitê de Urgência

Desde o dia 23 de março, o Prefeito Nirrô Emerick e a Defesa Civil de Alegre montaram um Comitê de Urgência e o plantão de 200 servidores.

Comitê reunido, na sede da Orefeitura. Foto: Comitê de Urgência.

Depois de prestar o auxílio inicial, visando resguardar vidas, o Comitê passou a contabilizar os danos, formalizar as informações e direcioná-las para a esfera estadual, em busca de suporte.

No relatório, enviado ao Governo do Estado, constavam 18 imóveis interditados na sede do município, dois no distrito de Rive e outro no Distrito de Café.

Alegre, na segunda-feira, 24 de março. Foto: Comitê de Urgência.

Alegre teve mais de seis mil metros quadrados de ruas, 45 quilômetros de estradas rurais e 543 imóveis danificados. No município, 26 pontes ficaram destruídas.

Apoio estadual e federal na reconstrução da cidade

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Nirrô Emerick e o vice-prefeito Silvani Monteiro Corrente, estiveram no Distrito de Rive, para receber a primeira carga de revsol, solicitado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) à Arcellor Mittal.

Nirrô Emerick e Silvani Corrente, no dstrito de Rive: Foto: SCOS.

O revsol e outros recursos, que devem chegar em breve, serão utilizados na pavimentação da estrada entre Santa Angélica e Feliz Lembrança, que depende agora da licitação, segundo Nirrô Emerick.

O governador Renato  Casagrande foi a Brasília, no dia 26 de março, apresentar ao Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o projeto de restruturação das cidades capixabas atingidas pelas chuvas, com custo de execução de R$ 743 milhões.

Casagrande e a bancada capixaba, em Brasília. Foto: Governo ES.

Poucos dias depois das chuvas, o vice-governador, Ricardo Ferraço, e outros três secretários do alto escalão de Casagrande estiveram em Alegre, avaliaram o panorama de destruição e ofereceram apoio.

Ricardo Ferraço esteve em Alegre, após as chuvas. Foto: Governo ES.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; o Secretário Chefe da Casa Civil. Davi Diniz de Carvalho e o Secretário de Agricultura, Enio Bergoli, puderam entender os mecanismos de gerenciamento de crise propostos pela administração municipal, como resposta de emergência e garantir para a população o apoio do Estado.

Cadastro para Cartão Reconstrução e isenção de taxa da SAAE
  • Data: até dia 30 de abril.
  • Local: Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas).
  • Endereço: Rua Letícia Jorge Monteiro, antiga Rua 21.
  • Horário: A partir das 8h.
  • Telefone: (28) 3300-0102.