7ª Noite de Esquetes na Biblioteca de Alegre no sábado (6)

A noite do próximo sábado (06) será de muita arte, cultura e diversão para Alegre. O Grupo Estação 13 de Teatro vai apresentar a 7ª Noite de Esquetes, na Biblioteca Municipal “Professora Therezinha Henrique Campos”, ao lado da escola “Professor Lellis”, às 19h.

O espetáculo seria no último dia 23, mas foi cancelado por conta das chuvas, que atingiram o sul do Estado, deixando 20 mortos e um rastro de destruição que afetou 535 famílias de Alegre.

O evento contará ainda com a apresentação do cantor Marcos Tuim. A entrada é gratuita e a classificação, 16 anos.

A 7ª Noite de Esquetes é uma promoção da Secretaria Executiva de Cultura, Turismo e Esporte (SECUTE). Mas… Você sabe o que é um esquete?

Arte: SCOS.

O Diretor de Cultura de Alegre, Klaus Madeira Valadares, explica que a palavra esquete é uma adaptação do termo inglês “sketch”, que pode ser traduzido literalmente como “esboço”.

Em relação ao teatro, o termo se refere ao estilo da proposta de roteiro. De forma geral, são textos curtos com toques de humor, ironia e crítica.

“Esse termo é referente a uma cena curta de caráter geralmente cômico, realizada por um número pequeno de atores, que podem ou não utilizar o improviso. Existem tantos tipos diferentes de esquetes quanto de autores de esquetes, mas a maioria se encaixa em duas categorias: autobiográfico e paródia”, explicou.

Grupo homenageia Estação Ferroviária histórica

O Grupo Estação 13 de Teatro é de Alegre e completa sete anos, em 2024.

Klaus, que também é ator, diretor, roteirista e um dos idealizadores, explica que o nome escolhido é uma homenagem à Estação Ferroviária do distrito de Celina, inaugurada em 1913.

As Noites de Esquetes, onde o grupo vai ao palco e apresenta várias cenas curtas, algumas autorais e com margem para improvisos, foi pensada para comemorar o aniversário do grupo, segundo Klaus.

Atores da peça, durante ensaio. Foto: Divulgação.

De acordo com ele, esta é a sétima noite que envolverá música ao vivo, sorteios e teatro.

“É um evento que gostamos muito de realizar. Simples, mas feito com muito amor. Comemorar aniversário de grupo estando no palco, não tem melhor. As últimas duas edições realizamos em Alegre, e essa será a terceira vez na biblioteca municipal”, comentou.

Uma arte de muitas artes

As artes cênicas também são conhecidas como artes performáticas, incluindo a prática e o estudo de todas as formas de expressão artística que envolvem representação no palco, como teatro, ópera, dança e circo.

Arte: SCOS.

“O teatro é uma forma de arte por causa da sua capacidade de expressão, criatividade, conexão emocional e reflexão sobre a nossa condição humana. É uma experiência viva e imersiva que transporta o público para diferentes mundos e estimula a imaginação”, convida Klaus.

Biblioteca Municipal “Professora Therezinha Henrique Campos”

• Endereço: R. Waldemar Costa Navega, 198, Centro, (ao lado da Escola Professor Lellis).
  • Atendimento: Segunda à Sexta-Feira 07h30 às 11h30 horas e de 13h às 17h. horas.
  • Telefone: (28) 3300-0100.