Alerta contra o trabalho e a exploração sexual infantil no Carnaval

É véspera de Carnaval e a Prefeitura de Alegre realizará quatros dias de festa na Praça 6 de Janeiro. Entre sábado (10) e terça-feira (13) haverá desfile de blocos e shows musicais diversos.

A ideia da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECUTE), que realiza o Carnaval Alegre 2024, é que sejam dias de diversão e tranquilidade para toda a família. Porém, uma diversão segura e responsável requer cuidados. E quando se trata das crianças, esse cuidado precisa ser redobrado.

LEIA TAMBÉM: Praça 6 de Janeiro será o palco da folia no Carnaval Alegre 2024

Por isso, a Prefeitura Municipal de Alegre faz um alerta para conscientizar a população e ampliar a proteção das crianças e adolescentes, durante os dias de Carnaval.

A Secretaria Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) lançou a Campanha “Mamãe eu quero brincar” para coibir o trabalho infantil e outras práticas que violem os direitos previstos no Estatuto da Infância e da Juventude.

LEIA TAMBÉM: Carnaval Alegre 2024: Melhor idade dá show de animação e abre a folia

A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ediane Vital e a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), estiveram nas ruas da cidade, ao longo da semana que antecede a maior festa popular do País, para informar a população.

“O objetivo, além de sensibilizar às pessoas sobre os cuidados, visa reforçar os caminhos para denunciar o trabalho infantil, assim como a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, explicou Ediane.

Dados alarmantes

Estatísticas apontam o aumento dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes durante períodos de festas, onde há grandes concentrações de pessoas.

Foto: SEASDH.

Pontos como a prevenção e fiscalização da venda e consumo de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida, e a vacinação foram abordados das abordagens da equipe.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, das 430 mil denúncias recebidas em 2023, mais da metade foram referentes à violência contra crianças e adolescentes, o grupo social mais vulnerável do País.

Em 2023, o serviço registrou um aumento de 45% nas denúncias recebidas.

Canais de denúncia

O alerta é para que todos façam parte do “Bloco de Proteção às Crianças e Adolescentes”.

As denúncias sobre maus-tratos, violência ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser realizadas por meio do Disque 100.

Foto: SEASDH.

O serviço funciona para todo o país, todos os dias da semana, das 8h às 22h , inclusive nos feriados. A ligação é gratuita.

Denúncias também podem ser feitas no Conselho Tutelar de Alegre: (28) 99913-8330 ou pelo Disque Denúncia Estadual: 181.

“Quem se omite ou negligência os Direitos das Crianças e Adolescentes, também assume uma responsabilidade”.

Não compactue!

Denuncie!