Praça 6 de Janeiro será o palco da folia no Carnaval Alegre 2024

Entre o próximo sábado (10) e terça-feira (13), as ruas do Centro de Alegre serão tomadas pelo clima do Carnaval. Durante os dias da festa mais popular do País, haverá desfiles de blocos, shows musicais e as tradicionais marchinhas, que vão garantir a diversão de toda a família.

A concentração da festa será na Praça 6 de Janeiro.

O Carnaval Alegre 2024 é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECUTE) e contará com desfiles de blocos tradicionais da cidade.

Os Blocos Clério Moulin, Bom-Te-Vê, o Bloco da Guararema e o Bloco do Querosene vão desfilar com seus seguidores e animarão cada um dos quatro dias.

Além dos desfiles dos blocos, mais oito atrações musicais marcam presença na festa, com estilo variados que vão das tradicionais marchinhas ao eletrônico, passando pelo samba, música sertaneja e o axé.

Arte: Superintedência de Comunicação Social (SCOS).

Mais de 5 mil pessoas são previstas durante os quatro dias de diversão do Carnaval de Rua de Alegre, que também contará com barracas de comidas e bebidas, de empreendedores da cidade devidamente regularizados pela Prefeitura.

Este é a segunda festa de Carnaval realizada pela Prefeitura, após 11 anos. O Prefeito Nirrô Emerick destaca a importância da promoção da cultura, no conjunto dos fatores que caracterizam a qualidade vida da população.

“Ao realizarmos eventos tradicionais do calendário cultural do nosso País, a gente consegue fazer da cultura um ponto forte do nosso trabalho. E não se trata de diversão, apenas. Eventos assim, movimentam todas as comunidades, unem as pessoas, as famílias.  E isso se reverte no fator econômico, pois os recursos giram dentro da própria cidade”, comentou.

“Diversão sem segurança, não é diversão!”

O Prefeito também destacou que a organização do Carnaval de Rua de Alegre 2024 contará com um esquema especial de segurança.

“O evento vai contar com uma equipe de segurança privada, além do apoio da Polícia Militar. Nossa ideia é que o feriado de Carnaval proporcione aos nossos cidadãos e visitantes tanto a diversão, quanto a tranquilidade e o bem-estar. Diversão sem segurança, não é diversão, destacou.

E para consolidar as garantias de uma diversão segura, saudável e plena para todos os foliões, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do 3º Batalhão de Alegre, organizou um esquema especial para a região, que vai ampliar a quantidade de policiais nas Ruas como parte da “Operação Carnaval” da Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp).

Por meio de nota, a PM informa que reforçará o policiamento durante o período do Carnaval 2024, com escalas ordinárias e escalas Suplementares, em pontos estratégicos com registros de aglomerações.

A ideia é manter um alto nível preventivo de segurança, durante o evento e ao longo de todos os dias de feriado, principalmente em Alegre, umas das únicas Prefeituras da região do Caparaó que realizará o Carnaval de Rua.

A PM explicou que realizará diversas operações. O  objetivo é recuperar veículos furtados ou roubados, apreender drogas, armas e prender indivíduos com mandado de prisão, bem como prevenir os crimes de furto, roubo e latrocínio.

Ainda de acordo com a nota, as ações da PM visam trazer a todos um trânsito mais seguro e a diminuição de crimes e infrações de trânsito.

Confira a programação completa no final da matéria!

Números de 2023: Crimes, Trânsito e Rodovias

No Carnaval do ano passado, entre 18 e 22 de fevereiro, a cidade de Alegre registrou apenas uma ocorrência de crime contra o patrimônio, segundo dados do painel de crimes contra o patrimônio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Algumas ruas do Centro de Alegre ficarão parcialmente interditadas durante as festividades, para evitar riscos de acidentes e de problemas de mobilidade.

Vale lembrar que o Carnaval de 2023, o primeiro com as festividades de Carnaval normalizadas, depois do período de pandemia, quatro pessoas morreram nas estradas federais que cortam o Espírito Santo e 32 ficaram feridas.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) devem anunciar nos próximos dias, as medidas relacionadas à “Operação Carnaval”, nas estradas estaduais e federais.

Confira a programação, prepare sua fantasia e aproveite o Carnaval Alegre 2024!