Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça
O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça foi criado através do Decreto nº 2.791-ES (24 de agosto de 1984) e complementado através do Decreto nº 4.568-E (21 de setembro de 1990), quando então o Governo do Estado, atendendo uma demanda dos moradores dos municípios de Alegre, Guaçuí e Castelo e de outros Estados da Federação, desapropriou uma área de 27 ha, coberta basicamente de pastagem, mas que continha em seu interior a cachoeira do rio Braço Norte Direito ou Cachoeira da Fumaça, que atraía milhares de visitantes devido à sua grande beleza cênica.
A sua cobertura original é do tipo Floresta Estacional Semidecidual, que, ao longo dos anos, foi sendo recomposta, com plantios de essências nativas/frutíferas. Apesar de suas dimensões implicarem em uma fauna reduzida, observou-se, com o replantio, o retorno de aves e pássaros como siriema, beija-flor, rolinha, bem-te-vi, gavião, jurutí, dentre outros.
O rio Braço Norte Direito além de contribuir com a beleza cênica do local, através da Cachoeira da Fumaça com seus 140 metros de queda, é um afluente do rio Itapemirim, abastecendo vários centros urbanos.
Como Chegar:
Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha
A capela Mor de Alegre começou a ser construída em barro e madeira no ano de 1851, por iniciativa dos primeiros exploradores da região. Oficialmente, as terras do patrimônio de Alegre ficaram sobre responsabilidade da igreja com a condição de que esta doaria as terras à Nossa Senhora da Penha. Em 1868 o corpo da igreja foi edificado e a Capela Mor reparada. Novas ampliações foram realizadas entre 1914 e 1916 e também entre 1953 e 1968. Todas essas reformas resultaram num estilo barroco-gótico. A igreja de Nossa Senhora da Penha possui ainda magníficos vitrais retratando a vida de cristo e pinturas do Indiano Diwali.
Como Chegar:
ARIE – Laerth Paiva Gama
Possui um bosque reflorestado e várias nascentes, proporcionando um agradável contato com a natureza. É um local destinado ao estudo e preservação do meio ambiente, no qual é desenvolvido educação ambiental, produção de mudas nativas, exóticas e muito usado em estudos pelos universitários.
Como Chegar:
Antiga Estação Ferroviária
A edificação faz parte da história da estrada de ferro que cortava o município de Alegre, transportando passageiros e cargas. Era local de embarque e desembarque, além de ser ponto de encontro de moradores locais.
Traz a inscrição ALEGRE em sua lateral e a cobertura frontal é sustentada por estrutura de ferro, original da construção em torno da década de 1920.
Como Chegar:
IFES
Há programação cultural diversificada e encontro de ex-alunos da época da EAFA, hoje conhecida IFES, que é a união de quatro antigas instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), a Escola Agrotécnica Federal de Alegre, a Escola Agrotécnica Federal de Colatina e a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa.
Como Chegar:
EEEF Professor Lellis
É um neocolonial com preciosos azulejos portugueses no frontispício e Laterais, e em seu segundo piso o primeiro teatro da cidade.
A Escola de Ensino Fundamental Professor Lellis, antigo Grupo Escolar, foi inaugurada em 1931. Houve a contemplação da estrutura e da instituição educacional. Local, qual foi tombado pelo Estado.
A escola em tempos passados foi invadida por tropas rebeladas contra o governo de Washington Luís, onde por um pequeno período tornou-se quartel militar.
Como Chegar:
PMA
Em 1924 assumia mandato como prefeito Sr. Vicente Caetano, iniciando o aterro do brejo que existia no local em 1925, fazendo o alicerce da futura Prefeitura Municipal, além do jardim que seria o primeiro da cidade. Foi somente em 1934, governo de Messias Chaves, que as instalações passaram para o prédio já concluído. As características originais foram remodeladas na década de 80.
Anteriormente, a Prefeitura Municipal funcionou no Largo Municipal, hoje Praça Rui Barbosa, e na Rua XV de Novembro.
Como Chegar:
Solar Miguel Simão
A excessiva ornamentação do art-noveou está presente no frontão deste palacete inaugurado em 1927. Pertencia ao libanês Miguel Simão, que utilizava o andar superior para moradia com sua família e no andar inferior funcionava sua casa comercial de café. Os tetos e as paredes dos salões são cobertos com pinturas, muitas delas reproduzidas geometricamente no paquet do piso.
Atualmente abriga lojas e bares em pleno funcionamento no andar inferior, seu estado de conservação compromete as características originais de construção bem como, toda a estrutura interna.
Como Chegar:
Túnel dos Ingleses de Cima
Contemplação e travessia de túnel.
O túnel fazia parte do trecho ferroviário da antiga Leopoldina Railway, que cortava o município de Alegre. Possui 180m de extensão, aproximadamente 06m de altura e foi construído com pedras sobrepostas. Na parte superior interna é possível perceber as marcas da fuligem que eram liberadas pela Maria Fumaça.
Logo na entrada lê-se a data de 12/07/1915, referindo-se à data de inauguração do local. Têm-se informações que mesmo antes desta data, já por volta de 1905, havia passagens de trens por esse trecho.
Como Chegar:
Túnel Triúnfo
O túnel fazia parte do trecho ferroviário da antiga Leopoldina Railway, que cortava o município de Alegre. Possui 180m de extensão, aproximadamente 06m de altura e foi construído com pedras sobrepostas. Na parte superior interna é possível perceber as marcas da fuligem que eram liberadas pela Maria Fumaça. Logo na entrada lê-se a data de 12/07/1915,referindo-se à data de inauguração do local.
Têm-se informações que mesmo antes desta data, já por volta de 1905, havia passagens de trens por esse trecho.
Como Chegar:
Túnel Crisciúma
O Túnel dos Ingleses de Baixo, com 80m de extensão, aproximadamente 03Km do Centro da cidade.
Como Chegar:
Castelinho
O local é a construção em proporção menor de um Castelo Medieval do Oriente Médio.
Trata-se de um estilo raro na região, construído a partir do saudosismo do abastado libanês Felício Alcure.
Como Chegar:
Cachoeira Linda
Sitio com 40.800m² localizado onde passa o rio Braço Norte, onde encontra-se a Cachoeira Linda, um grande potencial turístico.
Como Chegar:
Cachoeira do Roncador
A Cachoeira possui aproximadamente 87m de altura. Forma piscinas naturais ideais para banho. As águas são límpidas e com temperatura fria.
Como Chegar:
Fazenda Santa Rosa
A ideia surgiu mediante uma visitação à Cachoeira da Fumaça, qual foi percebido fluxo de visitantes e a falta de hospedagem, assim como alimentação. De tal modo potencializamos a Fazenda para visitação pois possuímos um lago com 7000 m de lâmina d’água e outros menores, para pescadores profissionais e amadores.
Como Chegar:
Cruzeiro
O lugar possui a Cruz de alvenaria e a imagem da Nossa senhora da Penha, onde fazia grandes romarias e hoje contemplados por muitos com paisagem do amanhecer ou mesmo o entardecer.
Como Chegar:
Mirante do Tio Branco
Além da visão da cidade, ela possui área de lazer sustentável pensando nas crianças, trilha e petiscos.
Como Chegar:
Represa São João do Norte
O pescador Raul Sangi, divulgou a represa através do YouTube, onde foi mostrado um lugar de lazer, bem-estar em ambiente natural, onde tem sido visitada por pessoas de cidades vizinhas e visitantes da Capital, assim como de outros estados (SP, RJ).
Como Chegar:
Sítio Santa Clara
Há trilhas, Rapel com acompanhamento e todos os cuidados, vista panorâmica do nosso município, o sítio tem sido adaptado cultura agroecológica e sustentável.
Como Chegar:
Pedra do Pombal (Pico)
Distrito de Rive. Possui uma via grampeada para rapel e escalada com 70 metros de altura.
Ótima opção para prática de trecking. Tem, no total, 997 metros de altitude.