As famílias de Alegre, acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), vão participar da Entrega de Produtos da Agricultura Familiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nesta quarta-feira (13), às 18h.
A Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural (SEDER) e da Secretaria Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) aderiram ao programa, recriado com a Lei 14.628/2023, para promover na cidade o acesso amplo à alimentação e o incentivo aos produtores da chamada Agricultura Familiar.
Segundo a nova versão da Lei, sancionada pelo presidente Lula no ano passado, um mínimo de 30% das compras públicas de gêneros alimentícios deve ser adquirido da Agricultura Familiar, para destinação posterior a projetos de combate à fome.
O Programa realizado em Alegre atua diretamente na compra dos alimentos produzidos nas pequenas propriedades locais e encaminha os itens às famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, que fazem parte dos atendimentos da rede socioassistencial da cidade.
“Agricultura familiar é uma das vocações da cidade”
Em 2022, participaram do edital de aquisição de alimentos, aberto pela SEDER, 30 produtores rurais de Alegre. Na ocasião, foram distribuídas cestas verdes para 50 famílias e quatro instituições de assistência social.
Foi a primeira vez que o município participou do Programa Estadual.
O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.
Dentre seus benefícios, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização.
O PAA também incentiva os hábitos alimentares saudáveis, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos.
Como os produtores rurais podem participar do PAA?
Produtores rurais de Alegre podem obter informações sobre as formas de participarem das compras do Programa de Aquisição de Alimentos, entrando em contato com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural (SEDER).
O telefone é (28) 3300-0104.
O que é o PAIF?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) funciona no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos e o usufruto deles e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
O PAIF oferece atendimento a famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal.
O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, por exemplo.
Como as famílias pode participar do PAIF?
Para participar do PAIF, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
- Endereço: R. José Silveira Domingues – Campo de Aviação, Alegre.
- Telefone: (28) 3300-0102.